SÃO JORGE

ATUALIDADE | Velas mantém-se entre os melhores Municípios do país para se viver

390views

A 18.º edição do Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses volta a colocar o Município das Velas entre os melhores do País. As Velas ocupam a 40ª posição do Ranking Global dos Municípios integrados na lista dos 100 melhores classificados globalmente, sendo o sexto melhor dos Açores em termos de pontuação global referente ao ano de 2021.

No documento elaborado pela Ordem dos Contabilistas Certificados, o Município de Velas ocupa o 21º lugar entre os 308 Municípios do País com maior equilíbrio orçamental em 2021. Ocupa ainda, no mesmo ano, a 8ª posição no Ranking Nacional dos melhores vinte Municípios com melhor resultado operacional.

No que diz respeito ao grau da execução e volume da receita cobrada em 2021, as Velas ocupam a 8ª posição, sendo que no peso das receitas provenientes de impostos, taxas e licenças no total cobrado, as Velas ocupam a 17ª posição no total da Região Autónoma dos Açores, mantendo-se assim como um dos que tem a menor carga fiscal, por via da diminuta cobrança de impostos levada a cabo no Concelho, sendo um importante contributo para Famílias e Empresas.

Para o Presidente do Município, Luís Silveira, o facto do Concelho se manter entre os 100 Melhores Municípios do País para se viver, continua a ser um motivo de orgulho para todos, sendo este o resultado do caminho percorrido, dizendo não ter dúvida que “os resultados alcançados são bem demonstrativos do rumo traçado pelo Município a que preside, fazendo das Velas um Concelho onde cada vez mais se gosta de estar e de viver, assim como preparado para receber quem nos visita”.

CMV/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.