ÚLTIMAS

ATUALIDADE | Sommeliers e representantes de hotéis e restaurantes regionais e nacionais integram Vindimas da Cooperativa Vitivinícola da Ilha do Pico

699views

A Cooperativa Vitivinícola da Ilha do Pico – Picowines (CVIP), reuniu entre os dias 5 e 7 de setembro, um grupo de sommeliers e representantes de hotéis e restaurantes regionais e nacionais que tiveram oportunidade de vindimar e acompanhar todo o processo das vindimas da CVIP, de entre várias atividades programadas que incluiu, ainda, provas de vinhos na Picowines com o enólogo consultor Bernardo Cabral. Esta iniciativa da Picowines faz parte de uma campanha de sensibilização para a valorização dos vinhos açorianos e para as especificidades da viticultura da ilha.

Manuel Goes. diretor geral do hotel Octant Furnas (São Miguel), Paulo Fragata, diretor de F&B do hotel Azoris Royal Garden (São Miguel) e Bernardo Oliveira, chef de sala do restaurante Tapas e Panos para mangas (Terceira) foram os convidados do arquipélago açoriano que participaram nesta iniciativa levada a cabo pela Picowines, não apenas para experienciarem as vindimas nos vinhedos especiais de terroir vulcânico, considerados Património da Humanidade pela Unesco, a poucos metros do oceano, mas também para conhecerem, na primeira pessoa, a essência da CVIP, com mais de 70 anos de história.

Do continente, e para participar também na apanha de uvas, na entrega e seleção na adega, nas atividades do enólogo, bem como em várias provas de vinhos com a equipa, que incluíram as novidades da Picowines, acompanhadas por uma experiência gastronómica da região, liderada pelo chef Duarte Ponte, marcaram presença João Marujo, do Restaurante LOCO (* Michelin) e Jorge Silva, do Restaurante ROCCO, ambos de Lisboa, Adácio Ribeiro do Restaurante Vila Foz (*Michelin) e Miguel Mota do The Yeatman (** Michelin), provenientes do Porto e Vitaly Lesyuk, do hotel Vilalara, do Algarve.

“Os convites e participação de sommeliers e representantes de cadeias de hotel e alguns restaurantes inclusive com estrela Michelin, nas vindimas da Picowines, têm como objetivo sensibilizá-los para o valor dos vinhos açorianos, passando por todo este processo bem como no trabalho da adega, por forma a perceberem a especificidade da nossa viticultura e dos nossos produtos e a dificuldade que encontramos no dia a dia, em todos os processos, aqui nas ilhas”, refere Losménio Goulart, Presidente da Cooperativa Vitivinícola da Ilha do Pico – Picowines.

O convite da Picowines a estes agentes económicos nos setores da Restauração e Hotelaria, faz parte de uma campanha de sensibilização para a valorização dos vinhos açorianos, que coincidiu com o encontro entre o presidente da CVIP, Losménio Goulart e o Secretário Regional da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, António Ventura, no âmbito da problemática sobre o excesso de população da Rola Turca que tem causado muitos prejuízos nas vinhas do arquipélago.

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.