A Secretária Regional da Educação, Sofia Ribeiro, garantiu hoje que vai rever a integração do pessoal não docente das escolas da Região.
O anúncio foi feito numa reunião tida hoje, 31 de maio, com a Comissão Executiva Provisória da Escola Básica e Secundária de Velas, na ilha de São Jorge.
Sofia Ribeiro explicou que “serão integrados nos quadros das escolas assistentes operacionais e titulares de programas ocupacionais que tenham estado em continuidade de funções” nas escolas da Região, nos termos hoje publicados em Decreto Orçamental Regional.
“O passo seguinte será, findo o processo de contratação por tempo indeterminado destes trabalhadores, fazer uma nova avaliação da situação, uma vez que mais de 20% detêm mais de 60 anos de idade”, frisou.
A titular da pasta da Educação referiu ainda que a Secretaria está a preparar um plano de formação específico para o pessoal não docente: “Serão priorizadas formações não somente no domínio de competências técnicas, como de relacionamento interpessoal e resolução de conflitos”, avançou.
Recorde-se que a Sofia Ribeiro já tinha anunciado que a Secretaria Regional da Educação ia rever o estatuto do pessoal não docente.
Durante a reunião tida hoje em São Jorge, a Secretária da Educação avançou ainda que, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência, “este ano, serão distribuídos na EBS de Velas 25 tablets e 75 computadores portáteis”.
GA/RÁDIOILHÉU