ÚLTIMAS

ATUALIDADE | Secretária da Educação lamenta valores do abandono escolar precoce

305views

A Secretária Regional da Educação e dos Assuntos Culturais, Sofia Ribeiro, lamentou os valores do abandono escolar precoce alcançados em 2022.

O Instituto Nacional de Estatística divulgou hoje um aumento de 3,3 pontos percentuais de abandono escolar precoce nos Açores e de 0,1 pontos percentuais no todo do país, relativamente ao ano 2022, por comparação com o ano anterior.

 A titular da pasta da Educação lembrou, no entanto, que os valores alcançados em 2022 “continuam inferiores aos registados quando o Governo tomou posse, mantendo-se a tendência de descida na análise a dez anos”.

 “É importante que a subida registada este ano, que não é caso único na última década, não constitua uma tendência de subida”, frisou.

 No ano anterior tinha sido registada uma descida, tanto nos Açores como no todo do país, que tinha dado lugar a uma “nota de satisfação” por parte da Secretaria Regional da Educação. 

 “Os resultados de 2021 retratavam um ano pandémico e havia a preocupação de que a tendência fosse de aumento”, explicou a governante.

 Sofia Ribeiro adiantou que a Secretaria Regional, “pela primeira vez, está a fazer o acompanhamento dos alunos que, não tendo concluído o secundário, não renovaram a sua matrícula”. 

 “Este é um trabalho moroso porque requer uma identificação individual, uma vez que há situações de natural transição de alunos para outros estabelecimentos na Região, ou fora dela, e que não configuram desistências”, explicou.

 Segundo a Secretária Regional, será esta abordagem individual “que permitirá dar uma alternativa de formação e qualificação aos alunos”.

GRA/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.