LOCAL

ATUALIDADE | São Jorge. Paulo Silveira destaca investimentos objetivos para o desenvolvimento da ilha

176views

O deputado do PSD/Açores Paulo Silveira destacou ontem “o conjunto de investimentos objetivos para o desenvolvimento da ilha de São Jorge que fazem parte do Plano e Orçamento para 2023, e que corrigem uma tendência ausente dos governos socialistas”.
 
“Foi este Governo da Coligação que avançou, finalmente, com a construção do Matadouro da Ilha de São Jorge, a quem podemos juntar obras como a estrada Transversal Urzelina/Nortes – num investimento de um milhão de euros -; a Construção do Centro Intergeracional de Santo Antão; a reabilitação da Escola Básica do Topo”, adiantou.
 
“Estruturantes são ainda a beneficiação do Centro de Saúde das Velas – uma obra de 350 mil euros -, a proteção da orla costeira da Fajã de João Dias, a proteção e estabilização na zona costeira da Fajã as Pontas, a melhoria das condições de operacionalidade do Porto do Topo e o reordenamento do porto da Calheta”, elencou Paulo Silveira.
 
“Trata-se de reivindicações dos jorgenses que, durante anos, foram negligenciadas pelo Governo socialista, e que este Governo tem vindo a executar, e vai dar continuidade a tais ações”, reforçou o deputado.
 
Paulo Silveira lembrou que, “como acontece um pouco por todas as ilhas, também em São Jorge este Governo Regional tem previsto investimento e executado obra, de forma pragmática, salvaguardando e preparando a Região para os desafios do futuro, sem descurar o necessário equilíbrio financeiro, económico, ambiental e social de hoje”.
 
“A aprovação deste Plano e Orçamento, ainda que não conte com o apoio do Partido Socialista, permitirá um investimento público transversal a todos os sectores da governação e a todas as ilhas da Região, assente no compromisso, no diálogo e no realismo”, disse ainda o parlamentar.
 
Segundo Paulo Silveira, “o Turismo, a mobilidade e as infraestruturas constituem uma responsabilidade acrescida para o desenvolvimento socioeconómico da Região, que este Governo tem feito por pugnar numa exemplar aplicação de uma estratégia responsável, consequente e assente na sustentabilidade dos Açores”.
 
Essas áreas apresentam um investimento “que corresponde a 1/3 da verba total do Plano Regional Anual para 2023. São mais de 250 milhões de euros, distribuídos por 167 ações, algumas passíveis, ainda, de serem desagregadas em várias sub-ações ou intervenções mais pontuais”, explicou.
 
“Em matéria de obras públicas, prevê-se um investimento de mais de 87 milhões de euros, abrangendo de forma transversal intervenções nos vários departamentos do Governo”, acrescentou.
 
“Para 2023, o Governo Regional prevê um investir 14,8 milhões de euros na criação e beneficiação de circuitos logísticos em 7 das 9 ilhas dos Açores, através da execução do PRR; 36,1 milhões de euros na construção e reabilitação de estradas regionais, além da materialização de projetos estruturantes e sectoriais, que antes se arrastavam em promessas e ações, sem execução”, concluiu Paulo Silveira.

PSD/AÇORES/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o editor da Rádio Ilhéu.