SÃO JORGE

ATUALIDADE | “São Jorge é hoje uma ilha limpa”, destacou José Manuel Bolieiro

389views

O Centro de Processamento de Resíduos foi modernizado com a construção de áreas específicas para a triagem, trituração, compostagem e crivagem de bio resíduos provenientes da recolha seletiva. A aquisição de novos equipamentos otimizou a gestão e o processamento desses resíduos, criando condições para a produção de composto de alta qualidade. Este esforço é um passo significativo para a promoção da economia circular na região, incentivando a recolha seletiva e o fechamento do ciclo dos materiais recicláveis.

Com um investimento total de 522.670,61 €, o projeto de requalificação do centro é um contributo determinante para alcançar as metas europeias de reciclagem. José Manuel Bolieiro destacou o papel essencial dos municípios e da população na correta separação dos resíduos para o sucesso deste sistema. Destacando que o Governo dos Açores sinaliza com esta visita “o investimento que tem sido feito ao longo destes últimos meses para recuperar e até valorizar este centro de processamento de resíduos em São Jorge”, lembrando que “São Jorge é hoje uma ilha limpa”, saudando os jorgenses por essa atitude e por este resultado.

Referindo-se aos objetivos europeus, o Presidente do Governo, mencionou que “no que diz respeito aos objetivos e às metas europeias de separação de elementos para reciclagem, nós estamos em São Jorge com 75%, 20 pontos percentuais acima da meta que a União Europeia tem para 2025. Isto é uma vantagem significativa.”

“O papel das autarquias é decisivo para atingirmos as nossas metas. A sua colaboração na implementação da recolha seletiva de bio resíduos é fundamental para o sucesso deste projeto.”, lembrou à margem da visita.

Os Açores são internacionalmente reconhecidos por apresentarem elevados níveis de qualidade ambiental, assumindo este aspeto uma dimensão verdadeiramente estratégica para o desenvolvimento da Região. Tendo o Governo dos Açores procurado assegurar a definição de uma estratégia sólida de desenvolvimento sustentável dos Açores, que promova um equilíbrio entre o desenvolvimento social e económico, a proteção da qualidade ambiental e a gestão otimizada dos recursos naturais, de forma a não comprometer as gerações futuras.

GRA/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.