ÚLTIMAS

ATUALIDADE | Região. José Manuel Bolieiro lembra reforço de verbas do Governo Regional para a Universidade dos Açores

© Governo dos Açores | Fotos: MM
368views

O Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, lembrou na quinta-feira o reforço de verbas do Executivo para a Universidade dos Açores, pedindo do Governo da República avanços relativamente ao contrato-programa com a academia açoriana.

Falando no Palácio de Sant’Ana, após uma audiência com a nova Reitora da Universidade dos Açores, Susana Mira Leal, José Manuel Bolieiro lembrou que os apoios do XIII Governo dos Açores representaram 500 e 650 mil euros em 2021 e 2022, chegando, em 2023, com a aprovação do próximo Plano e Orçamento, a 800 mil euros.

“Qualquer ministro ou secretário de Estado que passe pela Presidência do Governo leva como encargo essa responsabilidade de lembrar os compromissos não cumpridos por parte do Governo da República em várias áreas e aqui em particular com a Universidade”, sublinhou, lembrando a recente visita a Sant’Ana da Ministra com a tutela do Ensino Superior, Elvira Fortunato.

O Presidente do Governo definiu a academia açoriana como um “verdadeiro pilar” da autonomia, e defendeu que a postura do Executivo regional deve ser “fonte de inspiração” para o Governo da República.

“As responsabilidades do Estado no financiamento do ensino superior público nos Açores” não podem ser esquecidas, prosseguiu.

E concretizou: “A mudança de Governo [da República] e da titular da pasta permitem conferir algum tempo para resolver a questão, não pode é ser uma desculpa para não resolver o problema. Por isso, obviamente que manteremos a pressão”.

GRA/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.