A marca portuguesa Paladin, exportada para cerca de 30 países, lançou no mercado um molho de queijo de São Jorge. O sabor apurado na ilha pode chegar, através da Paladin, a países europeus como França, Suíça, Luxemburgo, Alemanha, Itália ou Espanha, mas também a paragens como Líbia, Israel, Angola, Moçambique, Estados Unidos, Canadá ou China.
Para a UNIQUEIJO (União de Cooperativas Agrícolas de Lacticínios de São Jorge), o produto obtido a partir de queijo para fins industriais é sobretudo uma forma de divulgar o produto de São Jorge. A Mendes Gonçalves e Filhos, LDA, dona da Paladin, adquire, por mês, cerca de 500 quilos de queijo produzido em São Jorge para fins industriais, valor com margem de crescimento.
A maior aposta da UNIQUEIJO continua a ser o queijo certificado e para consumo, mas o produto da empresa que nasceu na Golegã é encarado como um cartão-de-vista do queijo de São Jorge pelo mundo. A Paladin, criada em 1982, dedica-se a produtos para temperar comida que vão desde molhos com vários sabores até aos clássicos maionese, ketchup e mostarda. Perto de 20% do que a empresa produz segue para exportação. A Paladin tem um volume de negócios de 34 milhões de euros. Conta com 270 trabalhadores.
“Temos novos desafios e novos mercados onde vamos lançar a Paladin. São eles a Arábia Saudita, os Emiratos Árabes Unidos, a Índia e o Iraque. A Paladin já se encontra em sítios mais improváveis, imaginem que já chegou a Saint Barth, nas Caraíbas, mais conhecida por ser a ilha onde grandes estrelas e milionários famosos passam as suas férias”, pode ler-se no site da empresa nacional.
Da Golegã para o mundo
O primeiro produto da Mendes Gonçalves e Filhos, LDA foi vinagre de figo feito a partir do fruto cultivado pelos produtores da Golegã. “A empresa manteve desde o tempo da gestão paterna, como ponto de honra, o compromisso com a Golegã e com a sua gente, ancorando na região uma das fábricas mais modernas da Europa, uma das mais procuradas pelas principais marcas de distribuição, e a selecionada como fornecedora certificada por algumas das maiores marcas do mundo”, refere o site.
Carlos Gonçalves, fundador da empresa, explica, no site, o que poderá ter levado a Paladin a São Jorge: “Estamos sempre à procura de algo diferente, de algo inovador, seja no produto, seja na embalagem, seja na junção de sabores e aromas.” “É sabor que ninguém consegue esquecer/O nosso icónico e intenso queijo da ilha/ Todo o prato de carne vai enriquecer/Valha-nos São Jorge que é uma maravilha”, é a quadra que acompanha o produto.
DIÁRIOINSULAR/RÁDIOILHÉU
MOLHO | Produto absorve 500 quilos mensais de queijo produzido em São Jorge para fins industriais
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Mauricio De Jesus
EditorMaurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.