ATUALIDADE | PSD. Políticas públicas resultam na redução de desemprego Jovem em 22% nos Açores

O deputado do PSD/Açores Luís Raposo realçou hoje que “as políticas públicas de Juventude desenhadas pelo Governo da Coligação PSD/CDS/PPM resultam já numa redução do desemprego jovem de 22%, entre 2022 e 2024”.
O parlamentar social-democrata falava à comunicação social, no final de uma visita ao Centro de Competências Criativas e Culturais Perkursos da Kairós – Cooperativa de Incubação de Iniciativas de Economia Solidária, acompanhado dos deputados Délia Melo, Salomé Matos e Paulo Rui Chaves.
Luís Raposo acrescentou ainda que, “se compararmos 2019 com 2024, reduziu cerca de 45%, o que nos deixa motivados para continuarmos a fazer o trabalho em prol da Juventude açoriana”.
“Entretanto, desde 2020, já foram integrados no mercado de trabalho cerca de 6000 jovens açorianos através dessas políticas públicas desenvolvidas pelo Governo Regional liderado por José Manuel Bolieiro”, destacou.
Ou seja, todas as melhorias introduzidas no âmbito de programas dirigidos à Juventude, “já produzem resultados, ao contrário do que sucedia com as governações socialista que levavam mais de uma década a surtir efeitos práticos”.
Para Luís Raposo, “este é um caminho que tem sido desenhado pela Secretaria Regional da Juventude, Emprego e Habitação e pela Direção Regional da Juventude, em articulação com a Direção Regional do Emprego, permitindo aos Açores melhorar significativamente os índices de integração sócio profissional”.
De acordo com o deputado do PSD/Açores, as provas mais recentes “verificam-se através dos avanços efetuados em programas como o MOOV- Mobilidade de Ocupação e Orientação Vocacional, assim como a Ocupação de Tempos Livres/ Jovem (OTL/J), por via do respetivo reforço financeiro, favorecendo não só os jovens como as instituições públicas e privadas, cooperativas, entre outros”.
O parlamentar social-democrata entende que “o sucesso destes programas se deve sobretudo por ter atenção aos jovens desde o ensino secundário ao ensino profissional até ao ensino superior”.
Luís Raposo sublinhou que a “Região atravessa agora outra fase que passa por aproximar os jovens do mercado de trabalho, tornando a nossa economia mais pujante com as suas capacidades e competências”, concluiu.
PSD/AÇORES/RÁDIOILHÉU