O grupo parlamentar do PSD/Açores considerou hoje que, com o chumbo do Orçamento para 2024, “quem perde são os Açores e os açorianos”, ficando as famílias e das empresas prejudicadas.
“Com o chumbo do Orçamento quem perde não são os políticos deste ou daquele partido. Sem Orçamento para 2024, quem perde são os Açores e os açorianos”, afirmou o deputado António Vasco Viveiros, numa declaração de voto, na Assembleia Legislativa dos Açores, na Horta.
“Sim, sem Orçamento, quem perde são os Açores. São os próprios açorianos que o dizem”, reiterou, referindo-se à imprensa regional de hoje que publica o entendimento de empresários e trabalhadores sobre a desaprovação do documento que mereceu o voto favorável do PSD.
António Vasco Viveiros atestou que “o PSD votou a favor do Orçamento para 2024 com o objetivo de assegurar que os Açores não seriam prejudicados”, pois “desengane-se quem pensa que o resultado desta votação é um prejuízo para o Governo. Não votar a favor é, isso sim, um prejuízo para os Açores”, afiança.
“Sem Orçamento, perdem milhares de pequenos e médios empresários, pois os Açores deixam, em 2024, de ter a mais baixa taxa de Imposto sobre o Rendimento Coletivo (IRC) do país”, salientou.
E não só: “sem Orçamento, perdem os pensionistas açorianos, que não verão o ´cheque pequenino’ novamente aumentado, como aconteceu nos três orçamentos anteriores”, vincou o parlamentar social-democrata.
Acrescem ainda “muitos profissionais do Serviço Regional de Saúde, que agora não verão a sua situação contratual regularizada”, assim como “as famílias com filhos, pois o complemento açoriano ao abono de família não terá, em 2024, um novo aumento”.
“Sem Orçamento, perdem os nossos idosos, que não terão direito a mais um reforço do COMPAMID, o apoio à compra de medicamentos”, prosseguiu António Vasco Viveiros.
Segundo o deputado do PSD/Açores, “perdem os funcionários da Administração Pública Regional, pois já não vão beneficiar da redução do tempo para progressão na carreira ou do fim das quotas de avaliação”.
António Vasco Viveiros assegurou que o PSD/Açores estará, no âmbito da apresentação de uma segunda proposta de Orçamento para 2024, “com o mesmo sentido de compromisso e de responsabilidade”.
O parlamentar social-democrata manifestou “que o PSD está disponível para dialogar e encontrar as melhores soluções para os Açores e para os açorianos”, concluiu.
PSD/AÇORES/RÁDIOILHÉU