ATUALIDADE | PSD/Açores destaca investimento crescente do Governo da Coligação na Apicultura

O deputado do PSD/Açores , Paulo Silveira, destacou hoje “o investimento crescente na atividade apícola pelo Governo da Coligação PSD/CDS/PPM e saudou a aprovação pela Comissão Europeia da candidatura ao Programa LIFE, no valor de 2,7 milhões de euros”.
Segundo o parlamentar social-democrata, “o Projeto LIFE POLINIZAÇORES constitui mais um passo no investimento regional na Apicultura, uma vez que visa criar condições mais favoráveis ao refúgio, alimentação e dispersão de polinizadores”.
A seu ver, trata-se de mais uma aposta do Governo liderado por José Manuel Bolieiro, a par “da inclusão no AGROACRESCENTA – Programa Regional de Ajudas à Compra de Equipamentos Agrícolas, com apoios até 50%, majorados em 5% para jovens agricultores e produtos qualificados até ao máximo elegível de 10 mil euros”.
A estes projetos, de acordo com Paulo Silveira, somam-se ainda “a atribuição de um suplemento de 30 euros por colmeia em produção, a inclusão da Apicultura no Programa de Capacitação dos Agricultores e de Promoção da Literacia em Produção e Consumo Sustentáveis, do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR)”.
Acresce também “a distribuição de plantas melíferas pelos serviços florestais às Câmaras Municipais para plantação em locais públicos, o fornecimento gratuito de cera produzida biologicamente, para compensar todos os apicultores pelas perdas que ocorrem no processo de esterilização e moldagem”, prosseguiu.
O parlamentar social-democrata apontou igualmente que, “em 2025, os apicultores passaram a ter o benefício fiscal do gasóleo agrícola, em iguais condições aos demais agricultores”.
O deputado do PSD/Açores eleito por São Jorge sublinhou que “a Apicultura é uma atividade em crescimento nos Açores, com um número crescente de produtores, apiários e colónias, apesar das adversidades climáticas e da disponibilidade da flora melífera”.
Mais concretamente, assiste-se a um crescimento do número de apicultores da ordem dos 7%, de 6% ao nível dos apiários e de 4% no número de colónias.
Para Paulo Silveira, “o crescimento da atividade apícola acontece num contexto de diálogo profícuo entre associações do setor, Federação Agrícola dos Açores e o Governo Regional, que têm possibilitado a adequação de políticas públicas para a Apicultura”, concluiu.
PSD/AÇORES/RÁDIOILHÉU