ÚLTIMAS

ATUALIDADE | PSD/Açores defende reforço do investimento na Saúde e Habitação no Orçamento para 2027

55views

O líder parlamentar do PSD/Açores, João Bruto da Costa, defendeu esta segunda-feira que a proposta de Orçamento da Região para 2027 deve assegurar o reforço do investimento na Saúde e na Habitação.

No final de uma audição com o Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, o líder da bancada social-democrata reiterou que o objetivo passa “pelo combate ao subfinanciamento da Saúde e o reforço da aposta na Habitação, bem como pela continuidade dos apoios às famílias”.

João Bruto da Costa advogou ainda que a proposta de Orçamento para 2027 deverá garantir “a continuidade de medidas e apoios financiados até agora pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e manter a trajetória de valorização dos rendimentos das famílias açorianas através de impostos baixos, apoios sociais reforçados e maior resposta na Habitação”.

“Nos Orçamentos de 2025 e 2026 houve um reforço de cerca de 100 milhões de euros para a Saúde. Entendemos que esse investimento deve ser ainda mais robustecido para continuarmos o caminho de recuperação e valorização de um setor absolutamente fundamental para os açorianos”, afirmou aos jornalistas.

Nesse âmbito, João Bruto da Costa considerou essencial que o próximo Orçamento garanta o financiamento necessário para o novo Hospital Divino Espírito Santo de Ponta Delgada, bem como para a requalificação e modernização de diversas unidades de saúde da Região, nomeadamente os Centros de Saúde das Lajes do Pico e da Ribeira Grande.

Para o presidente do grupo parlamentar do PSD/Açores, revela-se igualmente fundamental prosseguir com “as melhorias em outras infraestruturas de cuidados de saúde primários que, ao longo dos anos, não receberam o investimento necessário”.

Na área da Habitação, João Bruto da Costa sublinhou que, apesar do forte investimento proporcionado pelo PRR, continuam a existir desafios que exigem uma resposta contínua por parte do Governo Regional.

“A Habitação é hoje uma das maiores preocupações das famílias açorianas e, por isso, entendemos que o próximo Orçamento deve manter uma forte aposta nesta área”, realçou.

O deputado social-democrata alertou também para o impacto do aumento do custo de vida, agravado pela instabilidade internacional e pelas guerras no Médio Oriente e na Ucrânia, defendendo medidas que ajudem a mitigar os efeitos da subida dos preços, em particular nos combustíveis e noutras despesas essenciais das famílias.

“O caminho deve continuar a ser o dos impostos baixos, permitindo às famílias e às empresas manter mais rendimento disponível e reforçar o seu poder de compra”, sublinhou.

João Bruto da Costa considera indispensável “manter o ritmo de valorização dos apoios sociais, nomeadamente do Complemento Regional de Pensão, conhecido popularmente por ‘Cheque-Pequenino’, e do COMPAMID, pelo menos em linha com a inflação”.

O PSD/Açores salientou, por fim, a importância de o Orçamento Regional para 2027 assegurar a continuidade de medidas atualmente financiadas pelo PRR, como a gratuitidade das creches e os apoios dirigidos aos idosos (Programa ‘Novos Idosos’), considerando que estes instrumentos representam importantes conquistas sociais que não podem ser interrompidas.

PSD/AÇORES/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.