ÚLTIMAS

ATUALIDADE | PS. Presidente do Governo considera verbas do PRR escassas, mas teve nove meses para alterar o documento

255views

O Partido Socialista dos Açores lamenta que o Governo Regional considere agora o montante do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) dedicado à habitação seja escassíssimo, quando na verdade, e no início das suas funções, “optou por nada alterar junto da República, mantendo as opções de investimento, a repartição de recursos e as prioridades estratégicas definidas pelo anterior Executivo”.

De acordo com Berto Messias, Vice-presidente do PS/Açores, o documento negociado pelo anterior Governo Regional do PS, “que representou e representa um conjunto de reformas estruturais e projetos nas áreas de resiliência, transição climática e transição digital para a Região”, foi alvo de crítica por parte deste executivo quanto às opções tomadas, relembrando que este mesmo Governo, pouco tempo depois, “aceitou elogios dos partidos que o suportam exatamente sobre as mesmas opções de investimento do documento”.

“O acordo do PRR e os contratos de financiamento foram assinados a 2 de setembro de 2021, pelo atual Governo Regional, com a presença do Presidente do Governo, após nove meses da tomada de posse deste, sendo que a negociação do PRR foi, nesse período, realizada pelo atual Governo, sem qualquer condicionante ou limitação”, relembrou o socialista, para reforçar ter havido tempo suficiente para que o atual executivo redefinisse o documento.

Segundo o dirigente socialista, “houve tempo para definir elegibilidades e prioridades como bem entendessem”, pelo que não se compreende que, agora, considerem o montante escasso, argumento que para os socialistas é utilizado na tentativa de “disfarçar a falta de visão estratégica sobre o futuro dos Açores do atual Governo Regional”.  

Numa reação às declarações do Presidente do Governo Regional sobre o montante do PRR dedicado à habitação, Berto Messias mencionou, ainda, o reforço de 80 milhões de euros que a Região irá receber no âmbito do PRR, para relembrar que sobre esse montante “o Governo Regional ainda não conseguiu esclarecer os Açorianos sobre o que irá fazer com o dinheiro”, alertou o Vice-presidente do PS/Açores.

PS/AÇORES/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.