SÃO JORGE

ATUALIDADE | PS está “alheado” da realidade vivida em São Jorge

355views

O deputado do PSD/Açores Paulo Silveira afirmou hoje que o Partido Socialista “está alheado da realidade vivida na ilha de São Jorge” e elencou as medidas concretizadas pelo Governo da Coligação (PSD, CDS-PP e PPM), ao longo dos últimos três anos.

Para o parlamentar social-democrata, as políticas materializadas na ilha “demonstram claramente o progresso sentido pela população e o evidente alheamento e desfasamento do Partido Socialista em relação a São Jorge”.

“Desde logo, é visível a melhoria no acesso à Saúde e na dignificação dos utentes, profissionais e instalações da Unidade de Saúde da ilha de São Jorge”, apontou Paulo Silveira, sublinhando “que neste momento a taxa de cobertura de médico de família é de 100%”.

Acresce ainda o facto de a Unidade de Saúde garantir 16 consultas de especialidade, “contrastando com os anteriores 13 pela governação socialista, obrigando os jorgenses a saírem da ilha para aceder a cuidados de saúde especializados”, reforçou o deputado.

Além disso, o Serviço de Urgência do Centro de Saúde da Calheta aberto 24 horas, com a ampliação do parque de estacionamento, “é uma realidade ao serviço da população, numa verdadeira mudança de paradigma em relação às anteriores governações socialistas que nunca avançaram com este serviço”.

Ainda no setor da Saúde, a reabilitação do Centro de Saúde das Velas “está concluída, inaugurada e ao serviço da comunidade, num investimento de 3,5 milhões de euros num edifício deixado ao abandono pelas governações socialistas”, disse.

Paulo Silveira destacou também que o Governo da Coligação desencadeou um conjunto de investimentos no âmbito da manutenção e conservação das Fajãs, de entre as quais a empreitada de proteção e estabilização costeira da Fajã das Pontas, orçada em um milhão de euros.

Até ao nível da Agricultura, o parlamentar social-democrata elencou igualmente a manutenção dos tanques de abastecimento de água, a construção do Novo Matadouro de São Jorge orçado em 12,5 milhões de euros, o aumento do preço do leite de 82% em dois anos, “sendo os agricultores jorgenses os mais bem pagos da Região”.

No que toca à Solidariedade Social, foi adquirido um imóvel para a Casa de Providência de São José para acolher crianças e jovens, foi ampliado o Lar de Idosos da Casa de Repouso João Inácio de Sousa, assim como a Santa Casa da Misericórdia da Calheta, a par do lançamento da construção do Centro Intergeracional de Santo Antão, num investimento de 3,8 milhões de euros.

Em matéria de Habitação, “nestes últimos três anos, o Governo da Coligação já fez aprovar cerca de 100 processos de habitação, ao mesmo tempo que avançou com as obras de reabilitação do loteamento dos Casteletes, num investimento de 300 mil euros, e ainda prevê construir e reabilitar 10 habitações, até 2026”, enumerou o deputado do PSD/Açores.

Paulo Silveira enalteceu igualmente “os projetos inovadores, focados no combate ao declínio demográfico, por um lado, e no envelhecimento ativo, por outro, como o Nascer+ e o Novos Idosos”, sem esquecer a melhoria das acessibilidades aéreas e marítimas, e o crescimento do Turismo.

“São investimentos prometidos, concretizados e executados, reconhecidos pelos jorgenses e que o Partido Socialista é incapaz de admitir, preferindo adotar um discurso de bota-abaixo, colocando os interesses partidários e a ‘trica’ parlamentar acima dos interesses de São Jorge e da comunidade que os elegeu”, concluiu.

PSD/AÇORES/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.