ÚLTIMAS

ATUALIDADE | PS. “Desinvestimento do Governo Regional coloca em causa o desenvolvimento da ilha Terceira”

252views

Andreia Cardoso realçou esta quarta-feira que o “desinvestimento deste Governo Regional da direita na ilha Terceira coloca em causa o seu desenvolvimento futuro”.

A vice-presidente do GPPS falava na cidade da Horta, no âmbito de uma sessão de perguntas ao Governo sobre a ilha Terceira, solicitada pela IL.

Andreia Cardoso salientou que os “sucessivos Planos de Investimento deste Governo PSD-CDS/PP-PPM comprometem o desenvolvimento da ilha Terceira”, uma vez que apresentam cronicamente uma “insuficiente dotação” e uma “miserável execução”.

“Este Governo corta no investimento previsto e executa ainda menos, conforme comprovam as execuções de 2021 e 2022 que, no caso da terceira não passam de meras intenções e pomposos anúncios”, denunciou.

Andreia Cardoso acusou o Governo regional de “votar a Terceira ao abandono”, realçando que o “corte de 83 milhões de euros significa que o que não foi feito até agora não será feito até ao final desta legislatura”.

“É lamentável que, após 3 Planos e Investimentos, este Governo não execute qualquer obra estratégica para a ilha Terceira, quer em termos económicos quer em termos sociais”, salientou, frisando que “o único investimento do Governo em curso na ilha Terceira é a obra do Porto de Pipas”, lançada pelo Governo Regional anterior, da responsabilidade do PS.

Relativamente ao Porto da Praia da Vitória, Andreia Cardoso contrastou o “esquecimento desta infraestrutura”, com as declarações do Presidente do Governo, José Manuel Bolieiro, que em campanha eleitoral afirmava “que é preciso valorizar o Porto da Praia, ampliá-lo e garantir uma saída da indefinição”, tendo o governante afirmado na ocasião que o Governo da direita ia trabalhar, no âmbito do Plano 2022, para “prever a verba necessária para a afirmação do projeto”, que ia “conter verbas para a ampliação do porto e para o Cais de Cruzeiros”, algo que nunca se concretizou.

“Não fez nada no Porto da Praia. Nada vezes nada. Nem um euro em 2022, nem um euro em 2023”, denunciou.

Andreia Cardoso questionou, ainda, o Governo sobre a data prevista de conclusão da empreitada do Porto de Pipas, o início da operação de ferrys e a promoção dessa infraestrutura em termos turísticos, perguntas que ficaram sem resposta por parte da Secretária Regional Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, Berta Cabral.

GPPS/AÇORES/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.