ÚLTIMAS

ATUALIDADE | PS/Açores usa “números errados” do PIB para “denegrir bom trabalho” da Coligação

©Hugo Moreira
424views

O deputado do PSD/Açores António Vasco Viveiros criticou hoje o PS por usar “números errados” sobre a evolução do Produto Interno Bruto (PIB) da Região em 2022, apenas com o objetivo de “denegrir o bom trabalho” do Governo da Coligação.

“O deputado do PS/Açores Carlos Silva usou os números errados: em vez de utilizar a estimativa que o Governo Regional fez para o PIB de 2022, recorreu à previsão feita para 2023. Ou seja, o PS quis confundir intencionalmente os açorianos no que toca à evolução do PIB, na ânsia de denegrir o bom trabalho do Governo da Coligação PSD/CDS-PP/PPM”, afirmou.

Segundo o parlamentar social-democrata, “o Governo da Coligação previa que o PIB atingiria, em 2022, um valor nominal de 4.943 milhões de euros, valor esse que se revelou uma estimativa séria e prudente”.

“Na verdade, os dados oficiais revelam que o PIB dos Açores atingiu, em 2022, os 5.110 milhões de euros, o que superou as previsões do Governo Regional do PSD, CDS-PP e PPM. Ou seja, quem falhou novamente foi o Partido Socialista de Vasco Cordeiro, cujas previsões sobre as finanças públicas e a economia regionais se revelaram todas erradas”, frisou.

Para António Vasco Viveiros, “o PS/Açores e o deputado Carlos Silva têm a obrigação de vir retratar-se publicamente e reconhecer o seu erro, felicitando o Governo Regional e os açorianos pelo sucesso económico em 2021 e 2022, confirmado pelas contas regionais agora divulgadas pelo Instituto Nacional de Estatística”.

“Os Açores convergiram com o país e com a Europa nos dois primeiros anos da governação liderada por José Manuel Bolieiro. A convergência com a média europeia, em 2021 e 2022, permitiu que o PIB per capita nos Açores, que em 2020 representava 67,2%, tenha aumentado para 70,6% em 2022, o valor mais elevado desde 2011, algo que Vasco Cordeiro nunca conseguiu em oito anos de governação do PS”, disse.

De acordo com o deputado do PSD/Açores, “em 2022, o crescimento real do PIB foi de 6,8%, idêntico à média nacional e superior à média da União Europeia, que foi de 3,5%”.

O vice-presidente da bancada social-democrata destacou ainda que, “em matéria de investimento (Formação Bruta de Capital Fixo), os valores atingidos pelos Açores em 2021 – 861 milhões de euros – foram os mais elevados desde 2010”.

PSD/AÇORES/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.