ATUALIDADE | Propostas orientadoras para a requalificação das Fábricas do Álcool e do Açúcar apresentadas a 4 e 5 de fevereiro

A Secretaria Regional das Finanças, Planeamento e Administração Pública e a Secção Regional dos Açores da Ordem dos Arquitetos promovem, a 4 e 5 de fevereiro, respetivamente na Lagoa e em Ponta Delgada, sessões públicas de apresentação dos Relatórios das Propostas Orientadoras para a Intervenção e Requalificação das Fábricas do Álcool e do Açúcar.
Estes relatórios surgem na sequência do Protocolo de Cooperação estabelecido, a 11 de novembro de 2024, entre o Governo Regional dos Açores, através da Secretaria Regional das Finanças, Planeamento e Administração Pública, e a Seção Regional dos Açores da Ordem dos Arquitetos, visando a definição de uma solução conciliadora e exequível sobre o futuro destes dois espaços industriais.
Para além da promoção de visitas às duas fábricas e da realização de debates a 22 de fevereiro (Lagoa) e 22 de março de 2025 (Ponta Delgada) foi promovida a auscultação pública dos interessados.
Este processo culmina agora com a apresentação e publicação dos relatórios elaborados pelas duas Comissões de Trabalho constituídas no âmbito do referido protocolo.
A sessão relativa à Fábrica do Álcool terá lugar a 4 de fevereiro, pelas 20h30 no Auditório do Nonagon, na Lagoa. No dia seguinte, pelas 17h30, terá lugar, no Salão Nobre do Teatro Micaelense, a sessão sobre a Fábrica do Açúcar.
Esta iniciativa enquadra-se na estratégia do Governo Regional dos Açores de valorização do património regional através de processos públicos e transparentes, particularmente neste caso em que estão em causa testemunhos emblemáticos do património industrial dos Açores.
Recorde-se que estas duas instalações passaram a património da Região como resultado da extinção, no final de 2021, da SINAGA – Sociedade de Indústrias Agrícolas Açorianas, S. A..
GRA/RÁDIOILHÉU






