ÚLTIMAS

ATUALIDADE | Proposta de Roteiro para a Economia Circular no Setor Agroflorestal dos Açores em consulta pública até 25 de agosto

588views

A proposta de Roteiro para a Economia Circular no Setor Agroflorestal dos Açores está em consulta pública até ao próximo dia 25 de agosto, com vista à recolha de sugestões e informações que permitam enriquecer o documento final, informa o Governo dos Açores, através da Secretaria Regional da Agricultura e do Desenvolvimento Rural.

proposta pode ser consultada na página da Secretaria Regional da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, do portal do Governo Regional dos Açores, separador Economia Circular, e os contributos podem ser enviados para o email info.sradr@azores.gov.pt.

O Roteiro, com horizonte temporal até 2035, foi elaborado com o objetivo de fomentar a transição e implementar um modelo económico circular e inovador nos domínios da agricultura, pecuária e silvicultura e das indústrias conexas, em termos que proporcionem um desenvolvimento mais sustentável e responsável na Região Autónoma dos Açores.

No processo de elaboração foram auscultadas diversas entidades integrantes do movimento associativo e cooperativo, agroindústrias, autarquias, empresas de gestão de resíduos, grupos de ação local, microempresas, entre outras entidades públicas e privadas, tendo sido possível recolher mais de meia centena de testemunhos e contributos que permitiram enriquecer o processo de construção do documento.

O fomento da economia circular é um fator crítico de desenvolvimento, assumindo particular relevância num território limitado, disperso e insular, como os Açores, onde a escassez de recursos torna absolutamente necessário encontrar formas de reduzir as necessidades de fluxos de materiais e energia, bem como de garantir a sua circulação na economia pelo máximo de tempo possível.

Esta iniciativa integra-se no projeto AGRILOOP, projeto de assistência técnica contratualizado entre a CINEA, agência europeia que gere o programa LIFE, e o Governo Regional, através da Secretaria Regional da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, projeto esse que permite garantir assistência técnica para a candidatura de um projeto LIFE na área da Economia Circular no setor agrícola, com o objetivo de potenciar os fundos disponibilizados ao setor público e privado pela Comunidade Europeia.

GRA/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.