A ideia vencedora do “Prémio Curta Pico” chega ao grande ecrã no Montanha Pico Festival. O filme “First Date”, de Luís Filipe Borges, produzido pela Advogado do Diabo em parceria com a MiratecArts, foi apoiado pelos três municípios da ilha e apresenta cenas filmadas nas Lajes do Pico, São Roque do Pico e Madalena.
“É um orgulho – e um nervosismo – enorme poder levar esta espécie de presente atrasado de Natal às audiências da Ilha Montanha,” expressa o realizador Luís Filipe Borges. “É como um test-screening real, com a equipa presente, uma maneira de ver como as pessoas reagem a esta declaração de amor ao Pico, antes de concluirmos a edição final da curta-metragem.”
Ao realizador, juntam-se os atores Ana Lopes e Cristóvão Campos, protagonistas de “First Date”, assim como a equipa de produção. “Mal podemos esperar e contamos com os extraordinários parceiros dos 3 municípios – e almas do sector privado – que foram absolutamente essenciais para levar esta aventura a bom porto,” admite Luís Filipe Borges. O cartaz, com imagem do diretor de fotografia do filme, Diogo Rola, e design de Vera Silveira, foi lançado este fim de semana. O trailer será publicado antes do final do ano. A antestreia acontece no dia 4 de janeiro. E depois a versão final do filme será promovida para festivais no país e estrangeiro.
De que trata esta comédia romântica? Santiago e Melissa namoriscam numa rede social. Ela adora Romana Petri, autora de livros passados na ilha do Pico. Ele quer desesperadamente conhecê-la. “E se o nosso encontro fosse lá? É a minha terra!” A jovem americana aceita o desafio. Agora, o lisboeta, que se fez passar por açoriano, tem um belo dilema para resolver…
O primeiro filme escrito e realizado por Luís Filipe Borges, rodado totalmente na Ilha Montanha, vai ser exibido no sábado, 4 de janeiro, no Encontro Audiovisual Açoriano, a acontecer durante o Montanha Pico Festival. A sessão gala, que inclui os PAA! Awards – Prémios Audiovisuais Açorianos, inicia com momento de passadeira vermelha, a partir das 16h, na Biblioteca Auditório da Madalena, aberto ao público em geral e com entrada livre.
MIRATECARTS/RÁDIOILHÉU