ÚLTIMAS

ATUALIDADE | Presidente do Governo lembra que nova cadeia em São Miguel é “justa preocupação”

© Governo dos Açores | Foto: MM
470views

O Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, sublinhou hoje que a expetativa por uma nova cadeia em São Miguel representa uma “justa preocupação”, lembrando que, nesta matéria como noutras, “o Estado não tem cumprido relativamente à condição arquipelágica dos Açores”.

“O estabelecimento atual de Ponta Delgada e a expetativa de um novo em são Miguel são para já uma justa preocupação por negligência no tratamento das suas condições”, defendeu o governante.

José Manuel Bolieiro falava no Palácio de Sant’Ana, após uma audiência com a nova Bastonária da Ordem dos Advogados, Fernanda D’Almeida Pinheiro, a quem garantiu um diálogo construtivo e desejou felicidades na sua missão.

A vinda aos Açores de Fernanda D’Almeida Pinheiro representa, sublinha o Presidente do Governo, uma “compreensão da insularidade” e de uma realidade jurídica espalhada por nove ilhas diferentes.

A defesa dos “direitos, liberdades e garantias dos cidadãos” e o trabalho para um “bom funcionamento da Justiça” são prioridades que devem continuar a ser trilhadas na região, prosseguiu.

Novamente referindo-se ao papel do Estado, José Manuel Bolieiro lamenta que este continue a manter um “défice no apoio e funcionamento de meios, humanos, técnicos e até mesmo de edificação”.

“Para além de porta-voz do povo açoriano”, o Presidente do Governo quer que a Ordem, com a nova liderança, seja “parceira na defesa e compreensão da administração da Justiça nos Açores”.

GRA/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.