ÚLTIMAS

ATUALIDADE | Presidente do Governo fez percurso de ‘shuttle’ até à Lagoa do Fogo e registou experiência bem acolhida pelos visitantes

© Governo dos Açores | Foto: JF
370views

O Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, fez esta manhã o percurso de ‘shuttle’ até à Lagoa do Fogo, registando que esta “experiência” de fruição e contemplação da natureza, que merecerá permanentes melhoramentos, tem tido uma boa aceitação pelos visitantes.

“Esta solução garante uma experiência de vida a um verdadeiro paraíso de contemplação e uma estada sem atrapalhação. Estamos aqui sem viaturas ruidosas a apitar com dificuldades de estacionamento. Temos tempo e espírito para observar e contemplar esta genuinidade da natureza”, considerou o governante, que fez o percurso em conjunto com a Secretária Regional com a tutela da Mobilidade, Berta Cabral.

A “ousadia e ambição” da opção pelo ‘shuttle’ consistiu numa prática disruptiva, lembrou o governante, que reconheceu que “as coisas não nascem perfeitas e vão em progresso” sendo melhoradas.

Com “sentido de responsabilidade”, frisou, é possível aperfeiçoar a experiência, garantindo “mais conteúdos” para quem visita a Lagoa do Fogo e em várias línguas.

“Estamos a densificar conteúdos para uma visita registada e informada”, prosseguiu José Manuel Bolieiro.

E concretizou: “Não sinto que tenhamos turismo a mais. Precisamos é de ordenar o turismo e temos ainda mais potencial para crescimento. Aumentar os ‘spots’ de visita e estada, fazer a disciplina do acesso, com sensibilidade para a pegada ambiental, e controlar a massa crítica da visita para promover a proteção do espaço visitado”.

O serviço de ‘shuttle’ foi adjudicado, após procedimento de concurso público, à empresa Atlântico Energy, Unipessoal, Lda., a quem incumbe a exploração do mesmo.

Até ao momento, decorrido mês e meio do começo destas viagens, a média de bilhetes vendidos por dia é de 454, sendo o dia mais procurado o sábado, seguindo de segunda-feira e domingo.

No total foram já vendidos perto de 19.000 bilhetes, sendo que perto de 400 foram vendidos a residentes, que apesar de poderem subir em viaturas próprias à Lagoa do Fogo, optaram por estacionar num dos parques disponíveis e acompanhar a experiência pelo ‘shuttle’.

GRA/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.