O Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, apresentou hoje, no Palácio de Sant’Ana, cumprimentos de bom Ano Novo à Cônsul dos Estados Unidos da América (EUA) nos Açores, Kathryn Hammond, lembrando a “amizade” entre os dois povos e a “presença histórica” dos norte-americanos no arquipélago.
Devido à pandemia de covid-19, não se realizou este ano o tradicional convívio no Palácio de Sant’Ana com o corpo consular presente na Região, quase todos exercendo funções a título honorário, excetuando a presença dos EUA.
“Queremos dar o exemplo de contenção no risco da propagação”, declarou José Manuel Bolieiro, justificando a não realização do tradicional convívio de Ano Novo.
Na reunião hoje tida foi “acentuado” o “bom relacionamento” entre “a Região Autónoma dos Açores, o Governo Regional e o Consulado Norte-Americano”, deixando também o Presidente do Governo uma palavra a todos os Açorianos e Açor-descendentes que escolheram os EUA para residir.
Apesar de haver um Vice-Cônsul nos Açores desde 1790, o Consulado dos EUA nos Açores só foi formalmente estabelecido a 7 de julho de 1795, quando John Street foi promovido a Cônsul.
Desde essa altura que existe um representante dos EUA nos Açores, fazendo com que este seja o mais antigo do mundo em operação contínua.
A atual Cônsul, Kathryn Hammond, é diplomata desde 2005 e já passou, por exemplo, por Kabul e pelo Rio de Janeiro.
GA/RÁDIOILHÉU