ATUALIDADE | Presidente da Assembleia Legislativa enaltece o papel crucial do Museu de Angra ao longo de 75 anos de existência
O Presidente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores (ALRAA), Luís Garcia, enalteceu ontem “o papel crucial do Museu de Angra do Heroísmo ao longo dos seus 75 anos de existência”, sublinhando que “esta instituição é um pilar fundamental na preservação e divulgação da história e cultura dos Açores”.
“Celebrar este marco é reconhecer a dedicação e o esforço contínuo em manter viva a nossa identidade cultural”, afirmou o Presidente da Assembleia Legislativa na visita ao Pólo Museológico de São Francisco do Museu de Angra do Heroísmo, que teve lugar na manhã de ontem, onde realçou que “é através destes espaços que nos podemos ligar ao passado, entender melhor o presente e imaginar o futuro.”
Na ocasião, o Presidente do Parlamento açoriano defendeu que este é o momento oportuno “para celebrar não apenas a história materializada nestas paredes, mas também para renovar o compromisso com a valorização do nosso património cultural”, salientando que “é crucial garantir que as futuras gerações possam beneficiar igualmente deste legado histórico e cultural”.
“O compromisso do Museu de Angra com a educação e a preservação histórica muito contribui para fortalecer a nossa comunidade e enriquecer o nosso conhecimento coletivo sobre a nossa Região”, acrescentou.
Ao início da tarde, o Presidente do Parlamento açoriano visitou a Associação de Apoio à Criança da Ilha Terceira (AACIT) onde enalteceu “toda a dedicação da equipa educativa da AACIT na promoção e no desenvolvimento integral das crianças e jovens em risco da ilha Terceira”, a qual assegura “a satisfação das necessidades básicas, mitigando os fatores de risco e potenciando a sua proteção”.
Atualmente, a AACIT acolhe 10 crianças e jovens com idades compreendidas entre os 12 e os 18 anos. A Casa de Acolhimento “Mãos que Acolhem”, única valência da instituição, funciona na Vila das Lajes há 32 anos e conta com uma equipa de 11 colaboradores, incluindo a equipa técnica e educativa.
No dia anterior, o Presidente Luís Garcia visitou a plantação de café biológico Coffee Cabana, em Angra do Heroísmo, um “projeto que se destaca, desde logo, pelo seu carácter inovador, bem como pela projeção que dá aos Açores, por se tratar de uma das maiores plantações de café da Europa”.
“O compromisso com o cultivo biológico não só preserva a qualidade do café, mas também promove práticas agrícolas sustentáveis que são essenciais para o futuro do nosso ambiente”, realçou.
A visita à Associação de Apoio à Criança da Ilha Terceira marcou o encerramento da visita oficial que o Presidente da Assembleia Legislativa fez à ilha Terceira entre os dias 20 e 26 de junho, dando seguimento à sua intenção de aproximar o Parlamento açoriano a todas as ilhas, estabelecendo um contacto direto com os seus cidadãos e instituições.
ALRAA/RÁDIOILHÉU