ATUALIDADE | Prémio Regional da Sustentabilidade reconhece boas práticas nos Açores, sublinha Presidente do Governo

O Presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, acompanhado pela Secretária Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, Berta Cabral, participou no Fórum de Progresso, organizado no âmbito da Cartilha de Sustentabilidade dos Açores, no concelho da Lagoa. O evento reuniu diversas entidades e parceiros para discutir os avanços e desafios na sustentabilidade do arquipélago.
O líder do executivo açoriano expressou entusiasmo pela causa da sustentabilidade, sublinhando o orgulho pelas conquistas já alcançadas.
“Temos presenciado e testemunhado todo o ânimo envolvente, e agradecemos a todas as entidades e parceiros pelo bom rumo deste projeto”, afirmou.
José Manuel Bolieiro lembrou ainda que os Açores são o primeiro arquipélago do mundo certificado como destino turístico sustentável pela entidade EarthCheck, seguindo os critérios do Conselho Global de Turismo Sustentável.
O governante destacou a importância de acrescentar valor aos feitos alcançados e continuar a inovar: “A verdadeira responsabilidade da sustentabilidade é salvar a vida humana, a vida animal e a vida vegetal”.
José Manuel Bolieiro sublinhou ainda que a Estrutura de Gestão de Sustentabilidade – Açores DMO tem desempenhado um papel fundamental nesta missão.
No evento foi também abordada a 1.ª edição do Prémio Regional da Sustentabilidade, lançada em novembro de 2024, com o objetivo de distinguir projetos e boas práticas que promovam um impacto positivo nos Açores e na Agenda 2030 das Nações Unidas. Os vencedores desta edição foram, no Prémio Liderança: The Blue House Azores – Atelier Blacklar; no Prémio Governança: Projeto Ação Ambiental, Colaborar, Eficiência e Recuperar – Euroscut e Projeto Sustentabilidade de A a Z – Azores X; e no Prémio Cooperação: PLVF – BEL Portugal, SA e Projeto Sertã Solidária – Cresaçor.
O prémio contou com um júri constituído por Laetitia Arrighi de Casanova (B Lab Portugal), João Ferrão (CNADS e ODS Local) e Teresa Borges Tiago (CEEAplA – Centro de Estudos de Economia Aplicada do Atlântico). No total, candidataram-se 13 entidades provenientes das ilhas de São Miguel (dez), Pico (dois) e S. Jorge (um).
José Manuel Bolieiro sublinhou a necessidade de compatibilizar crescimento económico e sustentabilidade, garantindo um futuro melhor para as gerações vindouras.
“A sustentabilidade tem a ver com a solidariedade intergeracional. Sejamos conscientes dessa nossa responsabilidade”, reforçou.
O evento contou também com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Lagoa, Frederico Sousa, e da Coordenadora da Estrutura de Sustentabilidade do Destino – Açores DMO, Carolina Mendonça.
Os três pilares da sustentabilidade nos Açores foram reafirmados: económico, social/cultural e ambiental, com um compromisso renovado para a preservação dos recursos e o desenvolvimento sustentável do arquipélago.
GRA/RÁDIOILHÉU