SÃO JORGE

ATUALIDADE | POSEI. Coligação propõe medida de apoio direto a produtores de leite de São Jorge

378views

Os partidos da Coligação que suporta o Governo dos Açores (PSD/CDS-PP/PPM) entregaram no Parlamento uma iniciativa legislativa que propõe a criação de uma “medida de apoio direto” aos produtores de leite da ilha de São Jorge, a conceder através do programa POSEI.

A iniciativa conjunta foi apresentada pelos deputados Paulo Silveira (PSD) e Catarina Cabeceiras (CDS-PP), numa reunião com a direção da Uniqueijo, em que salientaram que a proposta de atribuição de um apoio direto visa “manter e incentivar a produção, cujos critérios de classificação são exigentes”.

Para os parlamentares do PSD, CDS-PP e PPM, a produção de leite na ilha de São Jorge possui “uma especificação única nos Açores que deve ser considerada no POSEI”.

“O Governo dos Açores deve também promover ações de promoção, marketing e inovação do queijo produzido pelas Cooperativas, por forma a conseguir-se a valorização do Queijo de São Jorge e a consequente repercussão no rendimento dos produtores”, referiram Paulo Silveira e Catarina Cabeceiras.

Para os parlamentares dos partidos que suportam o Governo dos Açores, “é muito importante manter a produção de leite na ilha, frisando-se sempre que o Queijo de São Jorge é um produto de referência dos lacticínios dos Açores e que os critérios de classificação do nosso leite são de maior exigência devido ao seu método de produção”.

O projeto de resolução conjunto surge atendendo à “falta de motivação” a que se assiste no setor, dado que “muitos produtores estão desmotivados para dar continuidade à sua produção, devido à falta de mão-de-obra ou aos custos elevados”.

Em causa estão igualmente as “limitações do tipo de forragem permitido para a alimentação das vacas leiteiras, bem como a constante diminuição de litros de leite entregues pelos produtores nas fábricas, o que fere a sustentabilidade do setor cooperativo”, consideraram Paulo Silveira e Catarina Cabeceiras.

Refira-se que a ilha de São Jorge é a terceira maior produtora de leite da Região, contando com 211 produtores em 2021, menos três do que no ano anterior. O leite entregue permite a produção do queijo de São Jorge, produto de Denominação de Origem Protegida e uma referência dos laticínios dos Açores.

PSD/AÇORES/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.