ÚLTIMAS

ATUALIDADE | “Poço de Maré” é o primeiro Videoclipe do Trio Origens

156views

O Trio Origens, formado em 2016 por Carolina Constância (Violino), César Carvalho (Violão) e Rafael Carvalho (Viola da Terra) lançou nesta 4.ª feira, 8 de Janeiro, o seu primeiro videoclipe intitulado “Poço de Maré”.

A música, da autoria de Rafael Carvalho, tem um andamento ligeiro e fresco, e com algumas nuances melódicas da música tradicional, com o intuito de vincular a importância da renovação musical sempre assente nas nossas raízes. Ou seja, como os Poços de Maré, estruturas seculares mas cuja água se renova a cada encher de maré.

O videoclipe estreou no canal da Palco de Ilusões, youtube.com/@Palcodeilusoes, a empresa de audiovisual que propôs e concretizou o vídeo, numa temática ligada ao mar, numa realização de Paulo Vicente e contando com a coprodução de Francisco Rosas e Tiago Rosas. Também está agora disponível na página do Trio, facebook.com/triorigens.

O Trio Origens apresentou em 2020 o seu álbum de estreia, “Sons no Tempo”, com arranjos seus de peças do cancioneiro Português, música de Carlos Paredes, Jorge Fernando, Luís Alberto Bettencourt e até música Irlandesa. 

Desde 2023 que tem apresentado o seu concerto “Sons no Tempo”, com diversos convidados desde Escolas de Violas, Piano, Percussão e o grupo tem adaptado mais arranjos de diversos géneros que encaixam na sua sonoridade e visão musical. 

“Poço de Maré” é o primeiro original escrito propositadamente para o Trio, que já conta no seu repertório com outras adaptações de originais do músico Rafael Carvalho, como “No Prédio” e “Toadas”. Em 2025 o Trio pretende continuar a trabalhar em novo repertório e em novos originais para ir apresentando nos seus concertos ao longo do ano e, eventualmente, voltar a estúdio para um segundo trabalho discográfico. 

VTAJ/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.