ÚLTIMAS

ATUALIDADE | Pedro de Faria e Castro participou em reunião da Comissão das Ilhas da Conferência das Regiões Periféricas Marítimas

© Governo dos Açores
241views

O Subsecretário Regional da Presidência, Pedro de Faria e Castro, participou na quarta-feira na Assembleia Geral da Comissão das Ilhas da Conferência das Regiões Periféricas Marítimas da UE (CRPM), que se realizou em Palma de Maiorca. 

 Nesta Assembleia-Geral, foram renovados os mandatos da Presidente, Francina Armengol i Socias, Presidente da Comunidade Autónoma das Baleares, e do Vice-Presidente, José Manuel Bolieiro, Presidente do Governo dos Açores. 

 Na declaração final da reunião, as regiões membros instam as instituições da União Europeia a responderem ao desafio lançado em 2022 para o estabelecimento de um Pacto Insular.

O objetivo é o desenvolvimento de uma estratégia a longo prazo da UE para as ilhas, assegurando a integração adequada de uma perspetiva insular e a correspondente verificação do impacto territorial no processo legislativo e políticas da União de elevada relevância. Convidam também as instituições da União Europeia a implementar uma Agenda das Ilhas da UE, num processo de diálogo frutuoso entre as partes interessadas – Estados-membros, autoridades regionais e locais e parceiros sociais – abrangendo assim vários sectores políticos e provenientes de diferentes níveis de governação. 

Esta Agenda deverá incidir principalmente na sustentabilidade económica, na sustentabilidade social e cultural e na sustentabilidade ambiental.

GRA/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.