REGIONAL

ATUALIDADE | Parlamento aprova voto de saudação às iniciativas de orgulho LGBTQIA+ apresentado pelo Bloco de Esquerda

225views

O parlamento dos Açores aprovou hoje um voto de saudação às iniciativas de orgulho LGBTQIA+ realizadas recentemente nas ilhas de São Miguel e Terceira. Este voto de saudação, apresentado pelo Bloco de Esquerda, pretende contribuir para combater estigmas e preconceitos promovendo o respeito integral pela liberdade de cada ser humano.

O voto foi aprovado por todos os partidos à exceção do Chega.

O parlamento saudou, assim, a marcha de orgulho LGBTQIA+ realizada em Ponta Delgada no dia 2 de julho – organizada pelas associações Azores LGBT, As Cores dos Açores e UMAR Açores, com a participação da OPUS diversidade – e a Noite Pride realizada na Terceira no dia 25 de junho – organizada pela Oficina D’Angra – Associação Cultural, AMAR-Açores e APF – Associação para o Planeamento Familiar Açores.

Estas iniciativas procuram tirar os açorianos e açorianas Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transexuais, Queer, Intersexo, Assexuais da invisibilidade e entregar o espaço público a todas as manifestações de afeto, independentemente da orientação sexual e identidade de género.

“A vergonha socialmente imposta e politicamente consentida tem como principais vítimas as minorias de toda a natureza, que são enfiadas num qualquer armário. Por isso compete-nos, como representantes do poder político, contribuir para quebrar barreiras e abrir armários”, disse a deputada Alexandra Manes, que apresentou o voto no plenário.

O voto salienta as vitórias que foram alcançadas ao longo das últimas décadas – o acesso ao casamento e à adoção da comunidade LGBTQIA+, o direito à autodeterminação de género e o princípio constitucional da igualdade que garante tratamento igual e a proibição da discriminação – mas alerta que “apesar de as leis terem mudado, ainda há muito por fazer”, porque “continuam a persistir ideias e conceitos distorcidos, que tentam confundir estas formas de ser e de amar como doença ou problema social”.

BE/AÇORES/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o editor da Rádio Ilhéu.