REGIONAL

ATUALIDADE | Organização da GLEX Summit nos Açores atesta “dimensão mundial” da região, diz Presidente do Governo

| Fotos: MM
224views

O Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, congratulou-se hoje com a realização na região da edição deste ano da GLEX Summit, sustentando que, com o território marítimo e espacial, os Açores têm uma “dimensão mundial” comprovada pelo evento.

“Se olharmos o nosso território apenas na dimensão terrestre, ela é efetivamente ultraperiférica, de reduzida dimensão, mas se conectarmos a nossa dimensão territorial à condição marítima e espacial temos relevância mundial”, sublinhou.

José Manuel Bolieiro falava no Teatro Micaelense, à margem da sessão de abertura da terceira edição da GLEX Summit, uma organização conjunta do Clube de Exploradores de Nova Iorque e da portuguesa Expanding World, que junta nos próximos dias nos Açores as maiores lendas vivas da exploração a nível mundial.

“Estamos a desenvolver nos Açores, com base na ciência, uma verdadeira dimensão arquipelágica e de futuro com a ciência”, acrescentou o Presidente do Governo, falando aos jornalistas.

O “desenvolvimento sustentável”, em articulação com a natureza, foi também valorizado por José Manuel Bolieiro: “estes exploradores de base científica encontram nos Açores um verdadeiro exemplo de uma situação de esperança para o mundo”, sublinhou.

Cientistas e exploradores de vários países reúnem-se a partir de hoje nos Açores num encontro anual de partilha de descobertas científicas nos oceanos, no espaço e no ambiente, mas também para discutir futuras missões nestas áreas.

Na terça-feira, a cimeira GLEX terá uma sessão no vulcão dos Capelinhos, ilha do Faial.

O Clube dos Exploradores foi fundado em Nova Iorque em 1904 e tem cerca de 3.000 membros.

GRA/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o editor da Rádio Ilhéu.