ÚLTIMAS

ATUALIDADE | Operação da SATA para Bilbau aumenta a conetividade e demonstra a qualidade do destino Açores, realça Berta Cabral

| Fotos: MM
600views

A Azores Airlines iniciou a de 1 de julho, e até 30 de setembro, uma nova ligação aérea direta entre Ponta Delgada e Bilbau, Espanha, com uma frequência semanal, ao sábado.

Segundo Berta Cabral, Secretária Regional com a tutela da mobilidade e do turismo, esta ligação traduz-se no aumento da conetividade à Região e “completa a rede de outros destinos que a companhia aérea já vinha operando durante os meses de verão, designadamente a ligação a Barcelona”, lembrando que Espanha é o quarto mercado emissor para os Açores.

Na novel operação para Bilbau, serão disponibilizadas 14 rotações, num total de 28 voos, compreendendo uma oferta de 5.208 lugares.

A aeronave que deverá operar com maior frequência esta rota é o Airbus A321 Neo, com capacidade para 186 lugares, 170 em turística e 16 em executiva, embora possam existir ajustes pontuais para equipamentos de maior capacidade, em função do número de passageiros.

Berta Cabral defende que “Bilbau é um importante centro urbano que ganhou visibilidade, quer como local turístico de interesse, quer como relevante mercado emissor, onde há um elevado nível cultural e de poder de compra e isso poderá traduzir-se num turista de maior valor acrescentado” para os Açores.

A governante faz notar, ainda, que “o sucesso que já se adivinha para esta rota, que só agora iniciou e já conta com uma ocupação de 95% para toda a operação”, o que atesta a “qualidade dos Açores como destino turístico e a atractividade que tem atualmente nos mercados internacionais”.

Na sua intervenção no Aeroporto João Paulo II, no decorrer da cerimónia de inauguração da nova rota Bilbau-Ponta Delgada, Berta Cabral fez questão de dizer que “o turismo só é bom, se for bom para quem visita e para quem vive nas ilhas”.

“Temos nove ilhas. Queremos turismo todo o ano, queremos turismo para todas as ilhas. Esse é o nosso lema. Turismo sustentável. Temos muito território para quem nos visita poder ver, apreciar as nossas belezas e desfrutar connosco aquilo que nós temos de melhor para oferecer”, disse.

A Secretária Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas deseja muito sucesso para esta e para todas as restantes operações da Azores Airlines, demonstrando diariamente a importância que tem para o desenvolvimento regional e para a ligação da Região com o resto do mundo.

GRA/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.