REGIONAL

ATUALIDADE | Ópera vai ao Fringe

276views

Helena Castro Ferreira faz parte da rede discoverazores.eu da MiratecArts, desde sua fundação, há 10 anos. A criação de uma série de concertos educacionais de repertório lírico foi o resultado da sua primeira participação no Azores Fringe Festival.

“Vim almoçar com Terry Costa e ele meteu-me logo a trabalhar,” publica a cantora lírica nas suas redes sociais. O diretor artístico da MiratecArts adiciona que “a associação cultural tem como principal objetivo desenvolver programas que seus sócio-colaboradores têm interesse, especialmente se ainda não existem na região.”

Sendo assim, a primeira vinda da artista ao epicentro do Fringe, na MiratecArts Galeria Costa, na ilha do Pico, foi frutífera, plantando sementes para um futuro próspero de maior desenvolvimento e visibilidade para o setor cultural artístico da ópera e outros cantos líricos.

Helena Castro Ferreira é uma soprano lírica com coloratura, natural da cidade da Lagoa, ilha de São Miguel. Licenciada em canto e com mestrado em ópera na Hochschule für Musik und Theater, na Alemanha, é recipiente do prémio Berenberg Bank 2013, o 3º lugar ex-aequo, e o segundo lugar, em 2016, do Concurso de Canto lírico da Fundação Rotária Portuguesa. Em Música de Câmara, venceu o concurso “Live MusicNow – Hamburg”. No palco, estreou no musical “A Lenda das 7 Cidades”, em 2005, e em ópera apresentou-se em variados papéis. Leciona Canto, Estúdio de Ópera e Arte de Representar no Conservatório Regional de Ponta Delgada.

O Azores Fringe Festival continua até 30 de junho. Depois de um fim de semana dedicado às letras e livros com o Encontro Pedras Negras, o último programa de terças no Museu do Pico é Fringe acolhe a performer Maria Simões e a sua personagem mais conhecida, a palhaça LUNA, que vem ao Fringe anualmente desde a primeira edição. Ainda nessa noite, o luso-canadiano, cineasta Andrew Lima, apresenta seu trabalho. Para o encerramento do festival, dia 30 de junho, cabe aos músicos profissionais do Wave Jazz Ensemble, a apresentação do seu trabalho discográfico, ao vivo, no palco do Auditório da Madalena.

MIRATECARTS/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o editor da Rádio Ilhéu.