ÚLTIMAS

ATUALIDADE | OE2023. Maioria socialista chumba proposta estrutural de financiamento à Universidade dos Açores

350views

O deputado à Assembleia da República Paulo Moniz considerou hoje que, ao chumbar uma proposta estrutural e de longo prazo do PSD de financiamento à Universidade dos Açores (Uac), a maioria socialista, apresentado uma sua, claramente circunstancial, tentou camuflar a falta de vontade do governo em honrar os compromissos com a academia açoriana”.
 
O social-democrata interveio esta manhã, durante o debate do Orçamento do Estado para 2023, onde avançou que, “se o governo quisesse verdadeiramente cumprir com a UAc, isso constaria no Orçamento, e não teria de ser feito através de uma proposta de alteração avulsa”.
 
“O PS vem aqui camuflar a falta de vontade deste governo em cumprir o contrato de financiamento com a Universidade dos Açores. E fá-lo através de uma proposta que não é estrutural, ao contrário daquela do PSD, que os senhores chumbaram”, disse, em relação à bancada socialista no Parlamento.
 
“A proposta do PS não garante estabilidade ou previsibilidade de recursos. É, na melhor linha do que fazem os socialistas, ir dando, ano a ano, uma esmola, para manter a UAc dependente da mercê e da vontade política de cada governo”, criticou.
 
O deputado açoriano defendeu que a UAc precisa “de um contrato estável, fora da política, e que seja efetivamente um instrumento de desenvolvimento, previsível e institucional, à semelhança da Lei de Finanças Regionais”.
 
“A Universidade dos Açores não precisa de esmolas, nem de estar de mão estendida”, concluiu Paulo Moniz.

PSD/AÇORES/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.