ÚLTIMAS

ATUALIDADE | OE2022. Paulo Moniz desafia partidos a aprovarem propostas do PSD para os Açores. (c/vídeo)

399views

O deputado à Assembleia da República Paulo Moniz desafiou outros partidos, e principalmente o PS, “a aprovarem as propostas de alteração ao Orçamento do Estado (OE2022) apresentadas pelo PSD que dizem respeito aos Açores”, pois as mesmas são “fundamentais para a Região”, afirmou.

“Este Orçamento contempla propostas de alteração prioritárias, que o PSD acolheu e apresentou, porque as considera fundamentais para os Açores”, avançou o social-democrata.

“Mas não basta dizer, constantemente, que se é amigo dos Açores, é preciso passar das intenções à prática, votando-as e aprovando-as”, disse Paulo Moniz aos restantes partidos, durante a discussão na especialidade do OE2022.

“O PS não fala no contrato de financiamento à Universidade dos Açores. O PS não fala, por exemplo, na isenção da Segurança Social para os empresários de São Jorge. Ou seja, o PS esquece novamente os Açores também nestas matérias”, lembrou.

O deputado sublinhou que “agora vamos tratar dos factos e da verdade. E a verdade será saber se, na hora da votação, aqueles que aqui apregoam constantes juras de amor aos Açores, vão votar favoravelmente as propostas que respondem aos Açores e aos açorianos”.

Paulo Moniz voltou a frisar que “este é um Orçamento de austeridade para os Açores, ao contrário dos que diz o Partido Socialista. São menos 20 milhões de euros para os Açores na Lei de Finanças Regionais, que não deve ser confundida com o IVA, porque são assuntos diferentes, também ao contrário do que o PS tenta fazer crer”, reforçou o parlamentar.

As propostas de alteração ao OE2022 apresentadas pelo PSD versam igualmente a substituição do cabo submarino de comunicações entre o Continente e os Açores, a construção da nova cadeia de Ponta Delgada, a ampliação da pista do Aeroporto da Horta e a continuação das obras decorrentes da passagem do furacão Lorenzo.

“São propostas que apresentamos de forma consciente e responsável, e que elegemos como prioridades para os Açores. Vamos agora saber se, efetivamente, e na hora de votá-las, quais os partidos que também vão estar ao lado dos Açores, principalmente o PS porque tem maioria absoluta e pode aprová-las”. concluiu Paulo Moniz.

PSD/AÇORES/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.