SÃO JORGE

ATUALIDADE | Obras do matadouro de São Jorge arrancam em 2024

675views

As obras no Matadouro de São Jorge arrancam no primeiro trimestre de 2024, confirmou ao DI António Ventura, Secretário Regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural.

A construção, no valor de 12,5 milhões de euros, tem um prazo de conclusão de 18 meses. “Os 18 meses são para a construção do matadouro. Estamos a prever que no primeiro trimestre de 2024 se possa abjudicar a obra, depois de todos os compromissos processuais. Após isso, no prazo de 18 meses ficará concluída a construção. É uma obra do PRR que tem que ser construída até finais de 2025”, disse António Ventura.

O primeiro concurso para os quatro lotes desta obra foi lançado a 11 de agosto e durou até 6 de novembro com um valor limite de 10,9 milhões de euros. Abaixo do preço ficaram os lotes dois (isotermia e instalação frigorífica) e três (equipamento de processo).

No segundo concurso, só para os lotes um (Construção Civil) e quatro (rede de fluídos), o valor monetário foi reforçado, ficando a obra com um preço limite de 12, 5 milhões de euros. O concurso terminou a 26 de dezembro.

“O matadouro de São Jorge teve um primeiro concurso no valor de 10,4 milhões de euros. Foi um concurso internacional que ficou deserto. Voltamos, um ano depois, a fazer outro concurso internacional no valor de 10,9 milhões de euros. Dos quatro lotes, dois ficaram desertos. Voltou, novamente, a haver uma resolução do concelho de Governo para a atualização dos preços e o preço total ficou no valor de 12,5 milhões de euros”, afirmou o secretário regional.

O concurso internacional para a construção do Matadouro de São Jorge falhou duas vezes. “O preço inicial do matadouro era de 7,5 milhões de euros. Atualizamos para 10,4 milhões e ficou deserto. Voltamos a atualizar para 10,9 milhões de euros e foi nessa altura que dois lotes tiveram propostas. Este último concurso de 12,5 milhões levou os dois outros lotes a concurso e, agora, os 4 lotes têm propostas, todas legais e dentro do limite máximo de dinheiro”, disse Ventura. O total da obra ficou em 12,4 milhões de euros.

DIÁRIOINSULAR/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.