AGENDA

ATUALIDADE | O projecto europeu ecoRoute celebra o Dia Mundial do Turismo com experiências subaquáticas no Faial

FOTO | Catarina Fazenda - OMA
446views

No âmbito do projecto europeu ecoRoute a Associação de Turismo Sustentável do Faial (ATSF) assinala o Dia Mundial do Turismo, dia 27 de Setembro, com a realização de duas iniciativas abertas ao público e centradas na valorização do património cultural e natural subaquático da ilha do Faial.

O programa contempla uma mergulho no Depósito Arqueológico de Canhões de Entre-Montes às 10h00 e uma visita guiada em snorkel ao Naufrágio Main às 14h00.

O Depósito Arqueológico de Canhões de Entre-Montes é reconhecido como a primeira reserva arqueológica subaquática dos Açores, criada entre 2008 e 2012 na baía de Entre-os-Montes. Localizado a 18 metros de profundidade, apresenta um conjunto de peças de artilharia dos séculos XVII a XIX, formando um verdadeiro museu subaquático acessível a mergulhadores.

O naufrágio do Main, por sua vez, é um dos sítios arqueológicos subaquáticos mais icónicos e acessíveis do arquipélago. Este vapor inglês, construído em 1868, encalhou em Porto Pim em 1892 após um incêndio a bordo, permanecendo a apenas 4 a 5 metros de profundidade, o que permite visitas em mergulho ou snorkel. O sítio representa não só um recurso turístico acessível, mas também um testemunho da história e património subaquático.

As iniciativas no Faial contam com a parceria da Universidade Nova de Lisboa/CHAM e da Norberto Diver. Em simultâneo, os outros parceiros do projecto ecoRoute na Madeira (CEAM) e Martinica (AAPA) irão promover palestras e actividades de limpeza costeira e subaquática. O projecto europeu ecoRoute visa promover o turismo sustentável, o envolvimento das comunidades locais e a valorização dos recursos marinhos destas regiões.

As inscrições estão abertas até dia 25 de Setembro, através do e-mail geral.atsf@gmail.com.

ATSF/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.