AGENDA

ATUALIDADE | O livro ‘Música, Maestro!’ é lançado em São Miguel no Dia da Música

159views

A coleção para a criança em todos nós, da editora Néveda Ent., lança novo livro, desta vez na temática da música e educação. O conto de Terry Costa é ilustrado pela equipa de pai e filha, Ivo Baptista Aka 47 e Sara Baptista, e vai ser apresentado na Livraria Letras Lavadas, 01 de outubro, Dia da Música, às 11h30, com os artistas presente. 

“É uma história muito familiar para mim, e muitos que viveram na minha freguesia,” conta Terry Costa. “Com quatro anos estava a aprender o solfejo e aos seis  já tinha o bandolim, construído pelo meu primeiro professor de música, Francisco de Matos. Em memória dele, e no seu centenário, decidi trazer esta relação entre aluno e professor ao público, de uma forma apelativa, através de um livro ilustrado. A equipa Sara e Ivo Baptista conseguiram captar as minhas simples frases e notas, tornando cada página num mundo de fantasia, que consegue chegar a qualquer pessoa que aprendeu música, ou se apaixonou pelas artes.”

Terry Costa publicou o seu primeiro livro bilingue ilustrado, “Néveda nos Açores”, em 2019, e agora oferece um conto com uma sensibilidade inigualável de uma relação especial com o seu professor de música. “Poucas palavras que dizem muito, e em português e inglês, a ser lançado no Dia da Música. Não podia ter pedido melhor data,” admite o autor. 

Sara Baptista nasceu em Lisboa. Mudou-se para São Miguel, onde decorre o seu percurso académico, seguiu o curso de Ciências e Tecnologias no Colégio do Castanheiro e pretende tirar Mestrado de Psicologia, trabalhando simultaneamente nos seus estudos e na sua vocação artística. Ivo Baptista Aka 47 participou em diversas exposições coletivas de pintura, ilustração e banda desenhada desde 1990, com trabalhos publicados no jornal Le Monde e em diversos fanzines de banda desenhada. Foi colorista de desenhos animados no grupo Nelvana, estudou Artes Gráficas na Escola Secundária António Arroio, frequentou os cursos de ilustração do ARCO e de pintura da Rotring Portugal. Licenciado em Educação pela Escola Superior de Educação de Lisboa, reside nos Açores desde 2008, onde leciona e desenvolve o seu trabalho como artista plástico, com participações no Azores Fringe Festival, Urban Sketchers Azores e Arte Viva.

O livro ´Música, Maestro!´ está disponível através de nevedapico.com e várias livrarias da região. Depois de ter sido apresentado na ilha do Pico, agora chega a São Miguel com esta primeira apresentação na Livraria Letras Lavadas. O evento ocorre este sábado, 01 de outubro, às 11h30 – para a criança em todos nós! 

MIRATECARTS/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o editor da Rádio Ilhéu.