ÚLTIMAS

ATUALIDADE | “O futuro trata-se no presente”, lembra José Manuel Bolieiro na inauguração de requalificação da escola em Rabo de Peixe

© Governo dos Açores | Foto: MM
470views

O Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, lembrou hoje que, no campo da Educação, “o futuro trata-se no presente”, representando a requalificação da Escola Básica Integrada de Rabo de Peixe, na ilha de São Miguel, um passo nesse sentido.

“A qualidade da escola justifica o investimento. Creio que este investimento é justo e merecido para esta comunidade educativa e sobretudo para o atingimento dos objetivos que temos de mais inclusão e mais sucesso educativo”, declarou o governante.

José Manuel Bolieiro presidiu à inauguração da obra, que representou um investimento de cerca de 20 milhões de euros – também presentes estiveram, entre outros, a Secretária Regional da Educação e dos Assuntos Culturais, Sofia Ribeiro, e a Secretária Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, Berta Cabral.

“É por vós, e para vós, que aqui estamos. São os alunos a razão da nossa motivação, de esperança no nosso futuro”, sublinhou o Presidente do Governo, dirigindo-se a dezenas de alunos da escola após uma visita às obras hoje inauguradas. 

“É uma estrutura boa e que ajudará a que professores na vocação de ensino e alunos na vocação de aprendizagem possam encontrar um ambiente qualificado”, considerou ainda José Manuel Bolieiro.

O governante deixou ainda palavras de incentivo a “dirigentes, docentes e discentes que fizeram a história” da escola, lembrando que a “prioridade desde o primeiro instante na política pública” do atual Governo é a Educação.

Os objetivos do investimento passaram sobretudo por atualizar o parque escolar segundo as necessidades e os anseios de uma comunidade pró-urbana, dotando-a de um complexo escolar retraçado e equipado para as diversas valências, antecipando novas formas de sociabilidade, modos inclusivos de mobilidade para o domínio da técnica e da informação, função didática com consequências na vida pessoal e coletiva.

As obras decorreram, em ininterrupto funcionamento, sem restrições, do Polidesportivo composto por piscina, ginásio e dos edifícios do JI + EB1 e EB1 (educação especial), complementando os 2.º e 3.º ciclos com a escola provisória constituída por pavilhões pré-fabricados, tudo em perfeitas condições de utilização e segurança da população escolar.

A nova escola tem 48 salas, entre laboratórios de ciência e físico-química; salas de informática e de EVT; salas de música, salas de culinária e salas de aula comuns; sala de convívio dos alunos e sala da Associação dos alunos; salas para carpintaria, cerâmica, mecanotecnia e eletrotecnia.

O edifício conta ainda com um auditório, biblioteca, gabinetes de trabalho dos professores, gabinete de atendimento aos encarregados de educação, área administrativa, cozinha, refeitório e espaço para centro de recursos.

No espaço escolar existem agora três novos espaços desportivos, incluindo pista de atletismo.

GRA/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.