ATUALIDADE | Novo sistema de incentivos à Transição Digital das Empresas com 20 milhões de euros, anuncia Duarte Freitas
O Governo dos Açores, através do Secretário Regional das Finanças, Planeamento e Administração Pública, Duarte Freitas, anunciou hoje a abertura oficial dos avisos do Sistema de Incentivos à Transição Digital, financiado pela componente 16 do PRR-Açores.
Este sistema de incentivos representa um marco importante para a modernização do tecido empresarial açoriano.
Com um montante global de cerca de 20 milhões de euros, o Sistema de Incentivos à Transição Digital das Empresas dos Açores visa apoiar as empresas na adoção e integração de tecnologias digitais, promovendo aumentos de competitividade, produtividade e inovação. Este programa está estruturado em três linhas de ação principais:
1 – Upgrade Digital Empresarial – Foco na automatização, inovação e cibersegurança, com apoios até 50 mil euros, dirigidos especialmente a micro e pequenas empresas, com uma taxa de financiamento até 70%;
2 – Empresarial Innovate – Apoio à contratação de consultoria especializada para acelerar processos de negócio e fortalecer a cibersegurança, com apoios até 30 mil euros e taxa de financiamento também até 70%;
3 – Accelerate Azores Brand – Promoção de eventos que facilitem a partilha de soluções tecnológicas, potenciando sinergias entre empresas regionais e internacionais, com apoios que variam entre 2.500 e 25.000 euros.
“A transição digital é crucial para garantir que as nossas empresas competem num mercado cada vez mais global e digital“, sublinha Duarte Freitas.
Através destes apoios, o Governo Regional “pretende dotar as empresas açorianas das ferramentas tecnológicas que lhes permitam crescer, inovar e criar mais valor para a economia regional”, prosseguiu o governante.
As candidaturas para estes incentivos estão abertas a partir de hoje, 6 de setembro, e decorrem até ao esgotamento da dotação orçamental, ou até 30 de dezembro de 2024, com a possibilidade de financiamento inicial de 40%.
O processo será avaliado em quatro fases, com as datas-limite de 30 de setembro, 31 de outubro, 29 de novembro e 30 de dezembro de 2024.
O Secretário Regional encorajou todas as empresas a aproveitarem esta oportunidade de transformação digital: “este é um passo fundamental para assegurar que as nossas empresas estejam preparadas para os desafios futuros e possam tirar partido das oportunidades oferecidas pela digitalização”, disse.
As empresas interessadas poderão consultar mais informações através do portal https://empresas.azores.gov.pt.
GRA/RÁDIOILHÉU