O deputado do PSD/Açores Paulo Silveira afirmou hoje que a construção do novo Matadouro de São Jorge é a “prova inequívoca da vontade de bem fazer” do Governo Regional da Coligação PSD/CDS/PPM.
Para o parlamentar social-democrata, “o lançamento da primeira pedra da empreitada de construção do novo Matadouro de São Jorge demonstra a firmeza e tenacidade que o Governo Regional tem tido perante este investimento, essencial para a agricultura jorgense”.
Paulo Silveira salientou que “o atual matadouro se encontra ultrapassado e já não serve a agricultura jorgense há longos anos, sendo uma reivindicação do setor e do próprio Conselho de Ilha”, situação que o Governo da Coligação vem colmatar.
O deputado do PSD/Açores eleito pela ilha de São Jorge lembrou que este é um processo “marcado por concursos desertos, cujo valor lançado inicialmente pontuava-se nos 7,5 milhões de euros, culminando agora com a sua consignação por mais de 12 milhões de euros”.
“Com a construção do novo Matadouro de São Jorge ficarão garantidas as condições de bem-estar animal, atualização e apetrechamento de equipamentos e infraestruturas, conferindo mais e melhores condições aos trabalhadores, que, ao longo do tempo, têm vindo a desempenhar a sua missão de forma exemplar, ainda que em condições desfavoráveis e que também importa salvaguardar”.
De acordo com Paulo Silveira, “a capacidade de abate instalada vai praticamente duplicar, passando de oito bovinos por hora para 15 a 20, e de 12 suínos para 20”.
Serão também aumentadas a capacidade e diversificação da preparação de subprodutos, assim como as instalações frigoríficas, espaços de congelados e climatizados, sala de desmancha, de embalamento e o cais de expedição, indicou o deputado social-democrata.
“O investimento garantirá igualmente melhores condições para a zona administrativa e social da infraestrutura, pelo que beneficiará o próprio Serviço de Classificação de Leite de São Jorge”, salvaguardou o parlamentar.
A seu ver, a aposta na rede regional de abate, “assegura a certificação para o bem-estar animal, bem como a segurança alimentar dos produtos finais, numa altura em que o abate de bovinos regista uma tendência crescente na ilha de São Jorge e nos Açores”.
“Em 2022, atingiu-se um recorde do maior abate de sempre verificado nos Açores, incluindo São Jorge”, observou Paulo Silveira.
O social-democrata considera, assim, “a construção do novo matadouro em São Jorge como um virar de página na pecuária jorgense”, refletindo “a força e vontade” do Governo da Coligação PSD/CDS/PPM de “dar respostas concretas às reivindicações do setor e às necessidades da pecuária da ilha”, concluiu.
PSD/AÇORES/RÁDIOILHÉU