ATUALIDADE | Novo livro coordenado por Ângela Furtado-Brum pretende dar a conhecer às crianças “As Mais Belas Lendas dos Açores”
Foi lançado na passada sexta-feira, o livro “As Mais Belas Lendas dos Açores” (18 de Novembro), com coordenação de Maria Ângela Furtado Brum, na biblioteca da Escola Secundária Antero de Quental.
“As Mais Belas Lendas dos Açores” é o mais recente projecto de divulgação deste precioso legado histórico-cultural, coordenado e revisto por Maria Ângela Furtado-Brum, considerada uma figura de referência na recolha e divulgação de lendas e contos açorianos.
Segundo a coordenadora Ângela Furtado-Brum, o livro “As Mais Belas Lendas dos Açores” é como que um baú encantado, onde a fantasia das crianças e adolescentes se há-de deliciar com o doce contar de trinta das mais belas lendas das nove ilhas açorianas. Aqui, os jovens leitores hão de encontrar a explicação para o que parece inexplicável e a sua mente há-de sentir-se apoiada na combinação do real com o fantástico.
Além de Ângela Furtado-Brum, este livro conta com a participação das professoras Ana Rosa Costa, Graça Rego Ponte, Manuela Vaz de Medeiros, Margarida Enes, Maria do Carmo Correia e Nélia Melo.
Cada lenda conta com ilustrações de Francisca Paz Ferreira Cabral, de dez anos, que dá o seu cunho infantil à obra, evidenciando o olhar de criança perante estas narrativas fantasiosas seculares transmitidas pela tradição oral.
As lendas consideradas pelas autoras como as mais belas da ilha de São Jorge são: As Pedras da Moura, Lenda da Urzelina e As feiticeiras da Serra do Topo.
LL/RÁDIOILHÉU