A Norte Crescente, associação dos Açores dedicada ao desenvolvimento nas freguesias da costa norte de Ponta Delgada nas áreas social, cultural, desportiva, económica, juvenil, artesanal e educativa, foi reconhecida com o 1.º lugar nos Prémios CUF Inspira, pelo seu desempenho na 4.ª edição do MILES, programa de capacitação em gestão promovido pela Fundação Manuel Violante em parceria com a CUF.
A cerimónia de entrega dos Prémios CUF Inspira, inseridos no Programa de Cidadania Empresarial da CUF, distinguiu a Norte Crescente, que atua diretamente com famílias e a comunidade local, beneficiando atualmente 1300 pessoas na região. A instituição foi a grande vencedora, recebendo o prémio, através de um donativo de 6.000 euros, para apoiar a implementação de projetos em 2025, com foco numa necessidade identificada durante a formação e em parceria com a CUF.
Miguel Brás, Diretor Executivo da Norte Crescente afirma “É um grande orgulho ver o nosso trabalho reconhecido, pois refletiu o nosso envolvimento e dedicação. Para nós, o objetivo nunca foi o prémio, mas sim a oportunidade de conhecer outras realidades na economia social, conhecer novas ferramentas e partilhar as nossas dificuldades. O programa MILES permitiu-nos consolidar as nossas capacidades e repensar o que estamos a fazer, sempre com o foco em melhorar e crescer.”
Além da Norte Crescente, outras três instituições sociais da região dos Açores participaram nesta edição do programa e destacaram-se pelo seu empenho e dedicação: Casa do Povo de Água de Pau, Mãe de Deus – Associação de Solidariedade Social e Kairós Cooperativa de Incubação de Iniciativas de Economia Solidária.
Através do MILES, as instituições adquiriram competências para otimizar recursos, atuando de forma mais sustentável e aumentando o seu impacto na comunidade. O programa abrange áreas como finanças, recursos humanos, comunicação, angariação de fundos, qualidade e avaliação, apoiando no desenvolvimento de planos estratégicos eficientes, adaptados às suas realidades.
Mariana Ribeiro Ferreira, Diretora de Cidadania Empresarial da CUF afirma: “A CUF tem como objetivo estratégico estar próxima das comunidades onde está presente e ser um agente ativo do desenvolvimento local. Ao apoiar a capacitação de entidades sociais em gestão estamos a conceder-lhes ferramentas que as tornarão mais eficazes na sua missão social”.
Esta iniciativa integra a política de responsabilidade social da CUF, que se compromete a contribuir para o desenvolvimento social dos territórios onde está presente, focando-se nas reais necessidades das entidades do setor social, com o objetivo de criar impactos positivos e duradouros.
CUF/RÁDIOILHÉU