
A deputada do PSD/Açores Salomé Matos afirmou hoje que o investimento do Governo Regional no navio ‘Azores Ocean’, cuja construção ascende a 20 milhões de euros, reflete uma “mudança de paradigma” na investigação científica do Mar do arquipélago.
A parlamentar social-democrata manifestou-se satisfeita “com o ritmo com que decorrem os trabalhos de construção nos estaleiros Armon, em Vigo (Espanha), aguardando-se a sua entrega até ao final de 2025, na Horta”.
Salomé Matos considera que a “aposta no ‘cluster’ do Mar vislumbra-se, desta forma, como uma realidade cada vez mais próxima, possibilitando um avanço no conhecimento científico que servirá todo o país”.
A seu ver, a nova embarcação dotará a Região de “uma plataforma tecnológica de acesso ao mar profundo – no mínimo cinco mil metros –, designadamente da Zona Económica e Exclusiva, por que há muito se aspirava para o arquipélago”.
Para a deputada do PSD/Açores, “o Governo liderado por José Manuel Bolieiro tem sabido conduzir as políticas públicas para alavancar o ‘cluster’ do Mar, o que proporcionará novas oportunidades de investigação”.
“Destaca-se, para além do navio ‘Azores Ocean’, o futuro centro Tecnopolo – Martec, na ilha do Faial, cuja construção decorre a bom ritmo. O Governo da Coligação PSD/CDS/PPM está a concretizar os compromissos do seu Programa de Governo no que toca ao Mar e às Áreas Marinhas Protegidas”.
Segundo a parlamentar social-democrata, o novo navio “permitirá o mapeamento dos fundos marinhos, a prospeção e exploração biológica de organismos, assim como o apoio à Escola do Mar dos Açores”.
Refira-se que a empreitada de construção do novo navio é financiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência, cujo prazo de construção e entrega é de 900 dias. O investimento visa a construção de uma plataforma moderna, com elevados padrões tecnológicos ao nível de capacidade, de equipamento e desempenho energético.
PSD/AÇORES/RÁDIOILHÉU