ÚLTIMAS

ATUALIDADE | Museu Heavy Metal Açoriano desafia projetos da região a reunirem-se em novo CD

601views

O Museu Heavy Metal Açoriano (MHMA), iniciativa de divulgação e promoção do Heavy Metal que se faz pelas nove ilhas do arquipélago dos Açores, lançou, pelo terceiro ano consecutivo, o desafio aos músicos da região para mostrarem os seus trabalhos ao mundo, reunindo novos temas musicais num novo CD.

Segundo o responsável pela iniciativa, Mário Lino, “infelizmente, visto que estas bandas continuam sem convites para atuar nos palco das nossas ilhas, só conseguem ver o seu trabalho reconhecido neste formato, em CD, ou na divulgação online”, sendo que “a luta continua e pelo terceiro ano consecutivo o projeto vai avante”.

Assim, este mês, o MHMA abre as portas a todos os músicos açorianos, adeptos do Heavy Metal , a participarem no “Azores & Metal Vol #3”.

O responsavel diz que os músicos das nove ilhas, dentro do estilo musical, estão convidados a enviar o seu trabalho para ser incluído no novo CD que deverá ser lançado em setembro ou outubro, sendo que a participação é gratuita.

Neste volume os participantes têm direito a incluir um tema que devem entregar até final de junho do presente ano. Findo este prazo e com base na quantidade de temas recebidos, será feita uma seleção de 17 temas, visto o espaço do CD ser limitado.

Nas últimas duas edições apenas participaram projetos da ilha de São Miguel e da Terceira, mas a ambição da organização passa por descobrir novos talentos nas outras ilhas, o que “seria gratificante”, segundo Mário Lino.

De acordo com Mário Lino, os primeiros dois volumes “acabaram por chegar a muitas fontes de informação nacionais e internacionais, como revistas, rádios, websites e lojas, tornando-se um cartão de visita para estas bandas e projetos açorianos que estão escondidos nas suas garagens de ensaio. São para muitos a única forma de chegar aos fãs”.

Os interessados podem enviar as suas músicas para o MHMA através do e-mail: mhma.2020@hotmail.com ou da pagina do facebook www.facebook.com/museuHEAVYMETALacoriano.

O Museu do Heavy Metal surgiu no final da pandemia, em 2021, quando os músicos do género musical eram dados como extintos na região, tendo assim despoletado a necessidade de se voltarem a mostrar ao mundo. Assim surgiu a primeira compilação em CD (Azores & Metal Vol #1), numa reunião de 17 bandas que revelaram dessa forma a existência de excelentes trabalhos do género no arquipélago açoriano. Em 2022, voltou a repetir-se a iniciativa e outros 17 projetos musicais voltaram a dar provas de forte atividade criativa com trabalhos musicais de qualidade.

MHMA/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.