ÚLTIMAS

ATUALIDADE | Montanha Pico Festival encerra anunciando planos para a próxima edição

88views

A edição #12 do Montanha Pico Festival encerra esta quinta-feira, enquanto a edição #13 já ocupa grande parte dos planos da associação MiratecArts.

“Treze anos a promover o mundo da cultura montanhosa através da sétima arte, a partir da ilha montanha mais alta de Portugal, faz-nos um dos mais únicos festivais do país, e parte da rede internacional de festivais do género,” admite o diretor artístico, Terry Costa, acrescentando que para a próxima edição, além da secção principal de obras cinemáticas sobre a cultura montanhosa, ou ficção em cenário montanhoso, e a já tradicional secção de produções açorianas, o “spotlight”, a secção especial, é dedicada a New Bedford. “A cidade norte americana, suas histórias, seus realizadores, é o foco especial para 2027”. Cineastas podem começar a submeter seus trabalhos a partir do dia 1 de fevereiro, através do site picofestival.com

A próxima edição também abraça o Encontro Audiovisual Açoriano e os PAA AWARDS – Prémios Audiovisuais Açorianos, o qual as produtoras e artistas açorianos podem concorrer com filmes, séries televisivas, vídeos promocionais e videoclipes. Terry Costa incentiva marcarem na agenda, e planearem aventurar até à ilha do Pico, 8 a 10 de janeiro de 2027, para o evento bienal na Biblioteca Auditório da Madalena. 

Montanha Pico Festival encerra às 21h desta quinta-feira, 29 de janeiro, com a última obra de Denise Fernandes, “Hanami”, filmada na ilha do Fogo em Cabo Verde. A entrada é gratuita e acontece no Auditório Municipal das Lajes do Pico. 

Esta edição acolheu 35 obras em três ecrãs da ilha do Pico e incluiu a secção especial de longas-metragens “O Melhor de Portugal”. O público também escolheu os seus filmes favoritos, e o festival atribuiu “Audience Award” a obras regionais, nacionais e ainda internacionais. Os vencedores do Prémio do Público (Audience Award) em 2026 são: “First Date” de Luís Filipe Borges (produção açoriana), “ILHOA” de Margarida Saramago (filmado nos Açores), “Talhados na Pedra” de Tiago Cerveira (documentário português), “Raiano” de Marina Schneider (Portugal & Beyond), “Los Ojos de la Tierra” de Matias Grez e Bernardita Lira (documentário internacional, oriundo do Chile). 

MIRATECARTS/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.