
As audiências no Montanha Pico Festival conversam e debatem as sessões de filmes apresentados durante o mês de janeiro e escolhem seus favoritos.
Mais de 80 obras foram apresentadas na 11ª edição do Montanha Pico Festival, nos ecrãs do Auditório da Madalena, Auditório do Museu dos Baleeiros e Auditório Municipal das Lajes de Pico.
Após conversa com alguns dos realizadores presentes e com Terry Costa, o diretor artístico da MiratecArts, entidade promotora do festival, os prémios de audiência, “Audience Award”, são atribuídos a dois filmes estrangeiros e três filmes portugueses.
Os vencedores internacionais “Audience Award” são…
O carismático campista da Baviera, Bernhard Braun, que voltou ao festival com uma comédia no mundo de esqui, “Hungry Gravity” (Áustria), e “AND THE EAGLE TAKES FLIGHT SERGI MINGOTE K2 Winter” (Espanha), realizado por Albert Barceló, narrando o último desafio de Sergi Mingote na K2, a segunda montanha mais alta do mundo e uma das mais mortíferas.
E os vencedores nacionais do Prémio Audiência são…
“Quorum”, de Rafael Fonseca, que nos transportou a uma pequena aldeia montanhosa do Gerês; “Gardunha”, de Ana Vilela da Costa, uma ficção-científica que acontece na Serra da Gardunha; e, “Couto Mixto”, de João Gomes, que nos leva à fronteira de Espanha e Portugal, outrora um estado independente de identidade híbrida galega e portuguesa.
Todos os premiados recebem o louro oficial “Audience Award 2025”.
Além das 16 sessões de filmes, o Montanha Pico Festival 2025 também acolheu o décimo terceiro aniversário da MiratecArts, os PAA! Awards – Prémios Audiovisuais Açorianos, o II Encontro Audiovisual Açoriano e o lançamento do livro “O Tesouro da Colina” de Sandra Dema, com apresentações em várias escolas. Na Biblioteca Auditório da Madalena foi apresentada a exposição “Avós e Avôs da Montanha”, com o fotógrafo Luís Godinho – um projeto apoiado pela Direção Regional da Cultura.
Montanha Pico Festival foi possível com a participação de várias empresas locais, voluntários, e o apoio da Câmara Municipal da Madalena, do Museu do Pico, e da Câmara Municipal das Lajes do Pico através do Cineclube Montanha. O próximo festival da MiratecArts é a 13ª edição do Azores Fringe, de 16 de Maio a 30 de Junho, com programa em várias ilhas dos Açores.
MIRATECARTS/RÁDIOILHÉU