ÚLTIMAS

ATUALIDADE | Mobilidade é elemento decisivo para o “desenvolvimento económico” dos Açores

© Governo dos Açores
446views

O Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, defendeu hoje que a mobilidade, nas suas mais diferentes vertentes – marítima, aérea e a terrestre -, representa um elemento potenciador de “desenvolvimento económico” para a Região.

Falando na ilha Terceira, na apresentada da ligação entre a Via Vitorino Nemésio e a Circular de Angra, José Manuel Bolieiro sublinhou que esta obra, ancorada no capítulo do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) referente aos circuitos logísticos, representa um elevar do “prestígio” dos Açores e é mais uma alavanca para um “desenvolvimento pela sustentabilidade e pela descarbonização”.

“Estamos empenhados em potenciar e em criar, através da utilização dos recursos financeiros à nossa disposição, investimentos que deem retorno económico. A nossa mudança de paradigma não é a aposta no gastar, é a aposta no investimento”, sustentou o Presidente do Governo.

E prosseguiu: “Gastar é atirar dinheiro aos problemas. Investir é garantir desenvolvimento e retorno para as famílias, para as empresas, para a nossa economia e para o nosso desenvolvimento”.

A obra na ilha Terceira tem o início previsto para o começo do segundo semestre de 2024, devendo terminar no segundo semestre do ano seguinte.

No total, no âmbito dos projetos financiados pelo PRR, serão construídos ou melhorados 34 quilómetros de estradas em sete das nove ilhas dos Açores.

“Esta opção estratégica do reforço, qualificação e requalificação dos circuitos logísticos nos Açores, nestes dez circuitos em sete das nossas ilhas, é fundamental também para o prestígio e a imagem de desenvolvimento sustentável e de descarbonização”, concretizou o Presidente do Governo Regional.

Na sessão de hoje, tida em Angra do Heroísmo, estiveram também presentes o Vice-Presidente do Governo, Artur Lima, e diversos Secretários Regionais.

GRA/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.