ÚLTIMAS

ATUALIDADE | “Mais justiça para os técnicos superiores de diagnóstico e terapêutica na Região Autónoma dos Açores”

236views

O primeiro candidato da CDU pelo Círculo Eleitoral da ilha Terceira, Pedro Bartolomeu, e outros candidatos da lista, reuniram com uma representante do STSS – Sindicato Nacional dos Técnicos Superiores de Saúde nas Áreas de Diagnóstico e Terapêutica, grupos profissional que engloba 18 profissões fundamentais nos cuidados de saúde em Portugal e na Região Autónoma dos Açores.

A reunião, solicitada por esta estrutura sindical, teve por objetivo analisar as situações que se colocam a estes profissionais na região, pela necessidade de corrigir a aplicação da Lei nº 34/2021, iniciada com a aplicação do DLR 21/2022/A que veio repor alguma justiça quer no reposicionamento destes profissionais quer na atualização da tabela remuneratória.

Para os técnicos superiores de diagnóstico existem ainda muitas matérias de grande importância que necessitam de ser implementadas, para garantir a legalidade e equidade entre os profissionais de Saúde dos Açores.

Ou seja: para além da correta aplicação este ano da Lei 24/2021, para todos os TSDT que estão na dependência das várias secretarias regionais, é exigido a aplicação integral do tempo de exercício de funções, para efeitos de remuneração.

Verifica-se também a necessidade de incentivos à fixação de profissionais TSDT nas ilhas e áreas em que os concursos não obtiveram resposta, a necessidade de abertura de concursos para a colocação destes profissionais nas equipas de saúde mental, como a lei prevê.

A estas e outras questões que foram levantadas, com as quais estamos de acordo, ficou assumido o compromisso de as levar ao parlamento regional, sendo necessário que a 4 de fevereiro a CDU eleja deputados e volte a estar representada no Parlamento Regional.

CDU/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.