REGIONAL

ATUALIDADE | Mais de dez mil testes à covid-19 feitos nos Açores nos últimos dois dias de 2021

| Foto: SRSD
515views

Nos dois dias que antecederam a passagem de ano, foram realizados nos Açores 10.406 testes de despiste da covid-19, dos quais cerca de 7.200 nos 12 centros de vacinação criados, em regime de “casa aberta”, bem como nos centros de saúde, nas restantes ilhas.

A iniciativa permitiu identificar quase 200 casos positivos, situação que o Secretário Regional da Saúde e Desporto considerou “determinante para travar a progressão do contágio”.

“Deve também ser tido em conta que milhares de pessoas acorreram a outros locais, como laboratórios, farmácias ou clínicas privadas, para realização de testes, enquanto outras preferiram o autoteste, sendo que isto revela uma atitude positiva e cooperante das pessoas”, declara Clélio Meneses. 

“É este o caminho e se todos assumirmos a responsabilidade que nos cabe, vamos rapidamente reverter os números que registamos nesta altura e que surgiram pela iniciativa da testagem intensiva que é para continuar”, reiterou ainda.

O governante deixou palavras de apreço pelo esforço dos profissionais de saúde envolvidos nesta operação de testagem “que sacrificaram, na maioria dos casos, o convívio familiar, para colocarem o melhor de si ao serviço dos Açorianos e esta postura só pode ser louvada”.

Clélio Meneses teve ainda palavras de reconhecimento para com as instituições que aderiram à iniciativa, desde as autarquias até às Associações de Bombeiros, passando pela Cruz Vermelha Portuguesa.

GA/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o editor da Rádio Ilhéu.