Os livros aprovados para integrar a “Lista de livros recomendados pelo Plano Regional de Leitura (PRL)” foram publicados no Portal da Educação Açores, no passado 10 de Novembro.
A editora Néveda Ent., com sede na ilha do Pico, depois de integrar a última lista publicada, 2020/21, com “Néveda nos Açores” de Terry Costa e Vera Bettencourt, agora adiciona mais dois títulos à lista para 2023/24.
“Música, Maestro!” de Terry Costa, ilustrado por Sara Baptista e Ivo Baptista, integrou a lista recomendada para o 2.º ciclo do ensino básico, com orientação para leitura em voz alta; leitura orientada; e, apoio a projetos: atividades musicais. A editora avança que o livro já é um sucesso no pré-escolar, com educadoras a partilhar o conto e as crianças a aprenderem as notas musicais, assim como as idades do 1.º e 2.º ciclo do ensino básico, que encontram uma atração imediata com as ilustrações e conto. Sendo livro bilíngue, português/inglês, também é uma ferramenta utilizada em aulas de inglês, por vários professores da região.
“O menino que queria ver a baleia azul a passar nos Açores” de Isabel Mateus, ilustrado por Filipe Gomes, enquadrou na lista recomendada para 1.º e 2.º ciclo do ensino básico como leitura orientada e apoio a projetos: defesa do ambiente. Esta obra já tinha recebido, no ano passado, o selo LER+, Plano Nacional de Leitura PNL2027. Este ano, Gabriel Medeiros César, aluno do 2.º ciclo da Escola Cardeal Costa Nunes, da Madalena do Pico, representou os Açores em Lisboa apresentando o livro no Concurso Nacional de Leitura. O livro também é favorito para visitantes, especialmente emigrantes portugueses.
Para além de serem obras açorianas e abordarem temáticas diretamente relacionadas com os Açores, os livros no Plano Regional de Leitura obedecem a critérios, como pode-se ler no portal da Direção Regional da Educação, Governo dos Açores, que inclui “àlbuns cuja qualidade estética permita, aos pré-leitores e leitores iniciais, um desenvolvimento harmonioso da sua sensibilidade, imaginação e inteligência; obras narrativas, líricas e dramáticas, de complexidade progressiva, que ofereçam uma leitura literária; obras clássicas de leitura infantil e juvenil, assim como narrativas provindas do património tradicional; livros de natureza informativa marcados pelo rigor e adequação aos públicos infantil e juvenil; livros de atividades que potenciem uma leitura funcional; livros que, pelo seu conteúdo, possam ir ao encontro de projetos definidos em ambiente escolar ou similar.”
Os livros da editora Néveda Ent., encontram-se nas livrarias açorianas: Letras Lavadas, em Ponta Delgada, Loja do Adriano, em Angra do Heroísmo, Telegrapho, na Horta, enquanto na ilha do Pico encontram-se na Adega das Artes, Companhia das ilhas e Bel´Arte. Outras ilhas e centros podem adquirir via www.nevedapico.com onde também tem a chance de conhecer outras obras. Estes dois títulos foram desenvolvidos através do programa da MiratecArts, dedicado ao desenvolvimento de álbuns ilustrados de grande porte.
MIRATECARTS/RÁDIOILHÉU