REGIONAL

ATUALIDADE | Livro publicado por editora açoriana, Néveda Ent., entra para o Plano Nacional de Leitura

269views

Conto escrito por Isabel Mateus e ilustrado por Filipe Gomes, O menino que queria ver a baleia-azul a passar nos Açores, entra para o Plano Nacional de Leitura 2027: livro recomendado PNL2027 – 2022 1.º Sem. – Ciências e Tecnologias – Cultura e Sociedade – Literatura – dos 6-8 anos – dos 9-11 anos – Mediana – Fluente.

Resumo da responsabilidade do Plano Nacional de Leitura 2027: “Um conto protagonizado por avô e neto, o primeiro, um velho baleeiro que teve, ao longo da vida, na caça à baleia o seu ganha-pão, o segundo, ainda criança, que tem o sonho de conseguir contemplar a bela e raríssima baleia-azul. Um dia, após tentativas falhadas, dá-se esse momento absolutamente único e inaugural que transforma aquele rapazinho num ser deslumbrado pela beleza de uma magnífica baleia-azul que teima em mostrar-se por vários momentos. Um encontro que transformará a sua vida e acentuará o seu amor pelos Açores.”

Desenvolvido por MiratecArts, e publicado por Néveda Ent, com sede na ilha do Pico, o conto de Isabel Mateus foi o vencedor do AnimaPIX Prémio 2021 – Conto. Recebeu ilustrações de Filipe Gomes, incluindo ilustração a cor, sépia e no estilo de scrimshaw em papel. O livro está disponível online através de miratecarts.com e em diversas livrarias das ilhas dos Açores, além da Livraria Baobá em Lisboa. Neste verão, o livro e o seu ilustrador vão visitar várias localidades durante as Festas da Madalena, Cais Agosto, em São Roque, e Semana dos Baleeiros nas Lajes do Pico, entre outras.

O Plano Nacional de Leitura é uma política pública cultural portuguesa de incentivo à leitura. Foi criado em 2006 em resolução de Conselho de Ministros e com o Alto Patrocínio da Presidência da República. O programa foi instituído como uma “resposta institucional à preocupação pelos níveis de literacia da população em geral e em particular dos jovens, significativamente inferiores à média europeia”.

MIRATECARTS/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o editor da Rádio Ilhéu.